Vítor Ramil

A estética do frio

Eduardo Weber 03/04/18 17:29 - Atualizado em 03/04/18 17:32

Vítor Ramil (Divulgação)

A música entrou pela porta da frente na família Ramil, pelo patriarca, Cleber, engenheiro de profissão, uruguaio de nascimento e amante da música e da dança. Vitor Ramil é o filho mais novo de uma família numerosa, cujos irmãos mais velhos, Kleiton e Kledir, tiveram influência decisiva na escolha profissional de Vitor. Kleiton lhe ensinou os primeiros acordes. Kledir, como construir versos concisos.

 

O perfil do cantor e compositor gaúcho, nascido em Pelotas em 07 de abril de 1962, é traçado neste Estúdio F, que apresenta registros que dão a perfeita ideia do estilo, das convicções, do refinamento e das influências de Vitor Ramil, como na música “Joquim”, sua versão para um tema de Bob Dylan, que não foi o único a inspirar o gaúcho, que bebeu de fontes diversas passando pelo tango, Beatles, Chico, Caetano e Milton Nascimento.

 

No repertório do programa tem “Semeadura”, música feita em parceria com José Fogaça, que foi prefeito de Porto Alegre e senador pelo Rio Grande do Sul, “Doce segundo Oscuridad”, “Loucos de cara”. “Milonga de los Morenos”, “Milonga das Sete Cidades”, “Não é céu” e “Passageiro”.

 

O músico que viveu durante seis anos no Rio de Janeiro, um dia resolveu voltar para sua terra, após ver num noticiário o carnaval fora de época ser tratado como coisa natural e o inverno gaúcho ser tratado como um fato inusitado... Ao ser perguntado se ele se achava à margem, respondeu: “não me sinto à margem do centro, mas no centro de uma outra história”. Voltou à sua terra natal e criou a “estética do frio”, que para ele nunca foi um movimento, mas sim suas reflexões sobre seu lugar, seu fazer artístico e suas referências.

 

______________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
344
Vítor Ramil
Quarta-feira, 04 de abril de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 08 de abril, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.