Zezé Motta – 75 anos

Uma artista carismática e plural

Eduardo Weber 12/06/19 15:00 - Atualizado em 12/06/19 15:03

Zezé Motta (Divulgação)

Atriz e cantora. Maria José Motta nasceu em Campos dos Goytacazes em 27 de junho de 1944. Atriz e cantora, Zezé Motta estreou nos palcos há 50 anos na peça “Roda Viva”, dirigida por Zé Celso Martinez Corrêa. Atuou no cinema e no teatro até gravar seu primeiro LP em 1975, “Gerson Conrad & Zezé Motta”.

 

Ao focalizá-la, o Estúdio F presta tributo a uma personalidade marcante nas artes cênicas e na música popular brasileira. No cinema, fez sucesso em “Xica da Silva”, filme de Cacá Diegues lançado em 16 países e cuja música tema fez grande sucesso com seu autor, Jorge Benjor.

 

No carnaval, foi homenageada em 2017 pela Acadêmicos do Sossego, escola da Série A do Rio de Janeiro com o enredo “Zezé Motta, a deusa de ébano”. Na música popular, homenagem maior de Rita Lee e Roberto de Carvalho, que compuseram “Muito Prazer, Zezé”, e de Moraes Moreira, “Crioula”.

 

No repertório desta edição, Zezé Motta em vários tempos e estilos. Ora na balada do pop com Gerson Conrad em “Trem noturno”. Ora com samba nas veias, como em “Senhora Liberdade” (Wilson Moreira / Nei Lopes) e “Nós dois”, este último gravado em 2018 no CD “O samba mandou me chamar”, tendo ao seu lado Arlindo Cruz. Tem ainda registros de Luiz Melodia; Gilberto Gil (“Zumbi, a felicidade guerreira”); e “Trocando em miúdos” (Francis Hime / Chico Buarque), no melhor estilo dor-de-cotovelo.

 

________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

406

Zezé Motta

Quarta-feira, 12 de junho de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 16 de junho de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.