Zimbo Trio

"Despertamos no público grande admiração pela nossa forma de tocar, pautada pelas mais puras raízes brasileiras com grande influência jazzística”. (Amilton Godoy)

Eduardo Weber 15/04/20 14:34 - Atualizado em 22/04/20 17:52

Criado em 1964 pelo baterista Rubens Barsotti, pelo contrabaixista Luís Chaves e pelo pianista Amilton Godoy, o Zimbo Trio é o mais longevo grupo instrumental brasileiro de todos os tempos. Durante 43 anos o trio teve a mesma formação. A primeira mudança ocorreu em 2007, em razão do falecimento de Luís Chaves. No seu lugar entrou Itamar Collaço. A segunda e última mudança foi em 2010, com a saída de Rubinho e de Itamar entrando em seus lugares respectivamente Percio Sapia e Marinho Andreotti.

 

O Zimbo Trio é uma referência em termos de conjunto instrumental na história da música brasileira. Tem dezenas de discos gravados, com lançamentos em 20 países. Além de trabalhos solo, o trio acompanhou e gravou com cantores e músicos de renome, Elis Regina, Elizeth Cardoso, Maurício Einhorn, Hector Costita, Sebastião Tapajós, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Heraldo do Monte, Sonny Stitt e Lee Konitz. Na educação musical, seus integrantes são responsáveis pela formação de músicos populares e jazzistas, como a pianista Eliana Elias, graças à criação em 1973 do Clam - Centro Livre de Aprendizagem Musical, que além de escola virou também editora e gravadora do conjunto.

 

Na radiografia feita pelo Estúdio F do Zimbo Trio, registros nos quais o grupo divide o palco com Elis Regina, no Fino da Bossa, e com Elizeth Cardoso no show no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, quando ambos de juntaram a Jacob do Bandolim e o Conjunto Época de Ouro para arrecadar fundos para o MIS numa noite memorável de 1968.

 

Da imensa discografia do conjunto, gravações com Sonny Stitt (“Blues for Gaby”), Heraldo do Monte e Hector Costita (“Fé cega, faca amolada”) e com alunos mirins do Clam (“Aquarela do Brasil”).

 

No repertório do programa tem o primeiro arranjo executado pelo Zimbo Trio com assinatura de Amilton Godoy, “Garota de Ipanema” (Tom Jobim / Vinicius de Moraes); uma de suas primeiras gravações, “Zimbo Samba” (Adilson Godoy) e temas de seus integrantes: “O Batráquio” (Amilton Godoy), “Marajó” (Rubens Barsotti e Sebastião Tapajós) e “Brincando” (Luís Chaves).
_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
450
Zimbo Trio
Quarta-feira, 15 de abril de 2020, às 9 e às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.