O Fino da Bossa, um dos primeiros capítulos da MPB

O Fino da Bossa, programa da TV Record comandado por Elis Regina e Jair Rodrigues entre 1965 e 1968, desenhou um dos primeiros capítulos da MPB.

Alexandre Ingrevallo 22/05/10 17:08 - Atualizado em 22/05/10 17:08

A dupla dinâmica Elis Regina e Jair Rodrigues marca o início do que se convencionou chamar de MPB. A foto estampa a capa do disco Dois na bossa - Número 3 (1967). (Reprodução)

Há 45 anos estreava na TV Record, em pleno período de efervescência da música brasileira, o programa O Fino da Bossa. Apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, acompanhados na maior parte das edições pelo Zimbo Trio, o programa recebia ao vivo no palco convidados como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e Os Cariocas.

Produzido e dirigido por Manoel Carlos (hoje conhecido como autor de novelas) e Nilton Travesso, a atração ficou no ar três anos com grande sucesso, entre 1965 e 1967. O Fino da Bossa marcou não somente a história da televisão brasileira, como também ajudou a difundir e redefinir os rumos da música popular brasileira.

O Galeria presta uma homenagem à essa histórica atração resgatando musicais apresentados no palco do Teatro Paramount, em São Paulo, além de depoimentos de Elis Regina registrados em 1978 e 1982. O produtor Solano Ribeiro, o pianista e compositor do Zimbo Trio, Amilton Godoy e, claro, Jair Rodrigues, relembram alguns momentos desse clássico da televisão e música brasileiras.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.


voltar ao topo