Música instrumental

Tom Jobim fala sobre como moldou sua expressão artística para a música e como isso lhe dificultava a tarefa de escrever letras: “o problema da letra é terrível”

Felipe Tringoni 16/12/14 13:19 - Atualizado em 16/12/14 13:24

Detalhe da capa do álbum Terra Brasilis, lançado em 1980 (Reprodução)

Ao comentar sobre o disco Terra Brasilis, lançado em 1980, Paulo Jobim afirmou: "a letra de ‘Two Kites’ é muito engraçada. Foi escrita mesmo em inglês. Meu pai não conseguiu passá-la para o português".

Neste módulo da série Jobim, por Antônio Brasileiro, Tom fala sobre como moldou sua expressão artística para a música – o que lhe causava problemas na hora de escrever letras e, muitas vezes, o levava a seguir o caminho instrumental.

"No tempo do meu padrasto eu não seria literato, pra não ficar igual ao meu falecido pai. Ele [Celso Frota Pessoa, o padrasto] fazia mais gosto com o negócio da música. E de fato isso foi uma coisa que me ajudou, porque a literatura precisa de uma tradução, complica, entende? O instrumental não precisa de nada. É aquilo mesmo na Austrália, no Japão, em qualquer lugar", recorda Tom Jobim neste trecho da entrevista concedida ao jornalista João Máximo, da Rádio Cultura, em princípios da década de 1990.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.