Benjamim Taubkin

Na próxima edição, os primeiros tempos de um músico

Eduardo Weber 13/04/18 16:34 - Atualizado em 13/04/18 16:57

Benjamim Taubkin (Divulgação)

Hoje, Benjamim Taubkin é um dos pianistas mais conhecidos da cena brasileira, tendo gravado e lançado vários discos em nosso país e no exterior. É compositor, intérprete, arranjador, produtor musical e curador. Dirige o Núcleo Contemporâneo que se dedica à música, promove encontros, recitais, eventos e produção de discos.

 

Em agosto de 1991, aos 35 anos, atuava intensamente. Ora como produtor musical, ora como solista, ora como um dos integrantes da Banda Savana, comandada pelo mastro Branco. Naquele Piano Maior gravado no Auditório Cultura (Teatro Franco Zampari), Benjamim apresentou um repertório com músicas de sua autoria (“Valsa” e “Eliana”) além de choros, sambas, bossa nova e obras de compositores que tiveram influência decisiva nasua formação, entre eles Egberto Gismonti, com quem se encantou ao vê-lo se apresentar em São Paulo.

 

Na abertura do programa Benjamim toca “The gentle rain” (Luiz Bonfá) e “Chora coração” (Tom Jobim). A edição segue com obras de João Donato (“Amazonas” e “A rã”), Egberto Gismonti (“Loro”), Cartola (“Acontece”) e mais Tom Jobim (“Chovendo na roseira”). Na sua despedida, dois clássicos da época de ouro do rádio: “Da cor do pecado” (Bororó) e “No rancho fundo” (Lamartine Babo).

 

___________________________________________________

 

PIANO MAIOR – Benjamim Taubkin
008
Domingo, 15 de abril de 2018, às 18h00.
Idealização e produção: Paulo Herculano
Produção e apresentação: Maria Luiza Kfouri

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.