Daniel Szafran

“O meu interesse pelo piano começou quando ele chegou em casa. Era do meu tio. Eu tinha oito anos e me deparei com aquele monstro, muito maior do que eu era. E foi assim. Bati numa tecla, depois em duas...”

Eduardo Weber 05/10/18 17:00 - Atualizado em 05/10/18 17:02

Daniel Szafran (Divulgação)

Daniel Szafran começou como autodidata. Antes de aprender qualquer técnica, tocava na noite. Hoje atua como pianista, violonista, cantor, compositor e produtor. Acompanhou Laura Finocchiaro, Maria Alcina e Bluebell. Foi pianista de Edvaldo Santana, do sambista Luiz Airão e de Maurício Pereira, com quem gravou um disco de piano e voz em 1998. Foi integrante do grupo Ronaldo e os Impedidos e da Banda Fanzine da TV Cultura no início dos anos 1990. Atualmente faz pesquisa de música popular judaica e recentemente começou a desenvolver projeto voluntário de aproximação e diálogo com músicos sírios, de origem palestina.

 

No Piano Maior gravado no Auditório Cultura (Teatro Franco Zampari) em 1992, Daniel Szafran apresentou peças de Edu Lobo, Ivan Lins, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal. No repertório incluiu “Trinidad”, de sua autoria em parceira com Sérgio Pinheiro Lopes, além de duas composições de Cláudia Jung, “Amor e Blues” e “Baiãozinho”.

 

Entre tema e outro, um papo descontraído sobre música, vida noturna, formação e influências com Maria Luiza Kfouri.

 

_____________________________________________________

 

PIANO MAIOR – Daniel Szafran
058
Domingo, 07 de outubro de 2018, às 18h00.
Produção: Paulo Herculano
Produção e apresentação: Maria Luiza Kfouri

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.