Edsel Gomez

Uma edição que traz a música brasileira com sotaque pianístico do Caribe

23/06/17 15:33 - Atualizado em 23/06/17 15:34

O pianista Edsel Gomez nasceu em Porto Rico em 1962. Estudou na renomada escola de música de Boston, Berklee College of Music, sendo considerado pelos críticos como um dos melhores pianistas do “jazz latino” da atualidade.

 

Seu primeiro contado com a música brasileira foi em Nova York, onde conheceu o trompetista Cláudio Roditi. Morou no Brasil durante 10 anos, de 1986 a 1996, estudante e conhecendo a fundo a música brasileira. Nesse período tocou com Ulisses Rocha, Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Paulinho da Viola, João Bosco, Ângela Maria, Raul de Souza, Nivaldo Ornelas e atém com a cantora Amelinha, acompanhando-a em festa no Nordeste.

 

Em agosto de 1991, Edsel Gomez foi convidado para participar do Piano Maior. Em sua apresentação solo no Auditório Cultura (Teatro Franco Zampari), mostrou seu estilo (em suas palavras, “samba com sotaque”), ao tocar nomes de várias correntes da música brasileira, passando pela geração da bossa nova (Tom Jobim, Carlos Lyra, Johnny Alf e Luiz Eça), da velha guarda (Dorival Caymmi) e da geração dos anos 196 0-1970, incluindo os mineiros João Bosco e Toninho Horta, mais Egberto Gismonti e Ivan Lins.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.