Eny da Rocha

“O pianista é um operário. Ele tem que ter horário muito rígido de trabalho e, ao mesmo tempo, ele tem que ter muita sensibilidade para passar todas as emoções por meio de sua interpretação.”

Eduardo Weber 15/02/18 15:22 - Atualizado em 15/02/18 15:27

Eny da Rocha (Divulgação)

Aos 12 anos ela se apresentou pela primeira vez como solista da Orquestra Sinfônica da Rádio Gazeta, dirigida por Armando Belardi. Não parou mais. Estudou em Viena, se apresentou em muitos teatros da Europa e é concertista das mais respeitadas, com mais de 60 anos de carreira: Eny da Rocha.

 

O respeito à pianista pode ser observado pelo número de composições dedicadas a ela e que foram apresentadas no Piano Maior gravado ao vivo no Auditório Cultura (Teatro Franco Zampari) no primeiro semestre de 1993. Sérgio Vasconcelos Corrêa lhe dedicou a obra “Três estudos sobre Luiz Gonzaga”. Souza Lima lhe entregou os “Prelúdios 3 e 5”. Já o compositor Ascendido Theodoro Nogueira escreveu especialmente par Eny “Lundu”.

 

Eny foi enfática ao afirmar que não defende de maneira nenhuma a separação entre música popular e música erudita. Em seu recital, a essência da música popular esteve muito presente no repertório dos compositores clássicos brasileiros. De Villa-Lobos, apresentou “Alma brasileira”, “Nessa rua, nessa rua”, “O cravo brigou com a rosa” e “Índio branco”. De Dinorah de Carvalho, “Valsa da primavera”. De Camargo Guarnieri, “Dança negra”. De Alberto Nepomuceno, “Quatro peças líricas”.

 

Durante o programa, Eny da Rocha falou de ensino musical, de seu estimulo em desenvolver sua carreira preferencialmente no Brasil, da profissão que abraçou e também apresentou números assinados por Nilson Lombardi e Francisco Mignone.

 

________________________________________________________

 

PIANO MAIOR – Eny da Rocha
092
Domingo, 13 de janeiro de 2019, às 18h00.
Produção: José Roberto Prazeres
Produção e apresentação: Maria Luiza Kfouri
Dia da emissão original: 12/07/1993

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.