Hilton Jorge Valente (Gogô)

“Dick Farney ficava muito preso ao cantar e se acompanhar ao piano. Por sugestão do contrabaixista Sabá, ele me contratou para ser seu pianista. Trabalhei com ele por 10 anos, até ele falecer, de 1977 a 1987”

Eduardo Weber 19/01/18 18:49 - Atualizado em 19/01/18 18:53

Hilton Jorge Valente (Divulgação)

Hilton Jorge Valente (Gogô)

Hilton Jorge Valente é mais conhecido como Gogô. Interessou-se por música quando criança ao tocar na gaita temas de Luiz Gonzaga. Foi estudar piano na esperança de tocar no instrumento o repertório do rei do baião. Qual o que, a professora exigia que ele tocasse Bach, o que provocou uma repulsa enorme em relação ao compositor alemão. Essa é um das histórias que o pianista contou a Maria Luisa Kfouri no Piano Maior gravado em abril de 1993 no Auditório Cultura (Teatro Franco Zampari).

 

Gogô apresentou um recital cronológico, apresentando músicas importantes de várias fases da música brasileiras, a começar pelos anos 30 até o final dos anos 80, lembrando obras como “Eu sonhei que tu estavas tão linda”, “Boa noite, amor”, “Copacabana”, “Valsa de uma cidade”, “Eu e a brisa”, “Velas içadas” e “Passarim”, que fecha o programa.

 

O músico homenageia Dick Farney, John Alf e um mestre que foi seu professor, Radamés Gnatalli.

 

Vale lembrar que Gogô só veio gravar seu primeiro disco solo depois de 50 anos de carreira, em 2008, quando lançou o CD “O piano de Gogô” em 2008. Nesse meio tempo, ele tocou na noite, gravou e se dedicou ao ensino na UNICAMP.

 

__________________________________________________

 

PIANO MAIOR – Hilton Jorge Valente (Gogô)
087
Domingo, 21 de janeiro de 2018, às 18h00.
Produção: José Roberto Prazeres
Produção e apresentação: Maria Luiza Kfouri
Dia da emissão original: 07/06/1993

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.