Marcelo Ghelfi

“Ganhei meu primeiro cachê aos 16 anos. Saí na noite pra conhecer um piano-bar, o pianista faltou, sentei no banquinho, comecei a tocar. Toquei por duas horas. Fui contratado em seguida.”

Eduardo Weber 16/02/18 17:59 - Atualizado em 16/02/18 18:02

Marcelo Ghelfi (Divulgação)

Muitos anos de profissão tem Marcelo Ghelfi. Desde 1983 é regente do Coral Litúrgico da CIP – Congregação Israelita Paulista. Pianista e arranjador da Orquestra Jazz Sinfônica. Com Celine Imbert desenvolveu o projeto “Vinicius, sem mais saudades”. Produziu e dirigiu a série “Municipops”, projeto desenvolvido com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Com Tânia Campos desenvolve projeto de duo, piano e viola, apresenta obras de Ernesto Nazareth e Astor Piazzolla.

 

Marcelo sua apresentação no Piano Maior com Lamartine Babo, “Serra da Boa Esperança”. Apresentou obras de Marcelo Tupinambá, compositor de seu primeiro trabalho gravado em 1983 (“Tristeza do Caboclo” e “O Cigano”). Do compositor Edmundo Villani Cortês, apresentou três obras: “Balada dos 15 minutos”, “Papagaio azul” e “Carolina”.

 

Entre uma música e outra, conversas sobre aulas de piano, estudos, influências e histórias relacionadas à sua passagem pela Europa, quando tocava jazz e música brasileira, quando não podia faltar Tom Jobim, que ele homenageia no recital tocando “Luiza” e “Água de beber” (feita com Vinicius de Moraes).

 

No Auditório Cultura (Teatro Franco Zampari) Marcelo Ghelfi também tocou Sérgio Bittencourt, Edson José Alves, Ed Cortês e Milton Nascimento.

 

_______________________________________________________

 

PIANO MAIOR – Marcelo Ghelfi
093
Domingo, 20 de Janeiro de 2019, às 18h00.
Produção: José Roberto Prazeres
Produção e apresentação: Maria Luiza Kfouri
Dia da emissão original: 19/07/1993

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.