10 anos do Festival Cultura

Na memória o Festival Cultura – a nova música do Brasil. Solano Ribeiro relembra o evento que aconteceu há 10 anos

Eduardo Weber 19/01/15 12:09 - Atualizado em 19/01/15 12:23

Roberta Sá foi uma das artistas que participaram do Festival Cultura – a nova música do Brasil (Reprodução)

Uma edição comemorativa. Há 10 anos, a TV Cultura realizou seu festival de música popular com direção de Solano Ribeiro.

“Quando realizei em 1965 o 1º Festival Nacional da Música Popular Brasileira, que deu origem à sigla MPB, eu só queria fazer um bom musical de televisão. Jamais poderia imaginar que era o ponto de partida para o maior movimento musical do país, que revelou um elenco excepcional que até hoje, 50 anos depois, prossegue fazendo sucesso com um trabalho consistente. Hoje vamos apresentar uma releitura do último festival realizado por mim, há 10 anos. O Festival Cultura – a nova música do Brasil.”

A edição focaliza as finalistas escolhidas pelo júri após quatro eliminatórias e duas semifinais. No festival se revelaram Roberta Sá (“Girando na renda”), Marcelo Pretto (“Startreck de tacape”) e Ceumar, que, ao defender “Achou!”, foi aclamada pelo público, mas ficou em segundo lugar, que provocou uma das maiores vaias dos festivais realizados por Solano Ribeiro quando foi anunciada a vencedora, “Contabilidade”, de e com Danilo Moraes e Ricardo Teperman.

O Festival Cultura incluiu veteranos, como Zé Renato (“A moça na janela”), Toninho Horta, que esteve ao lado de Tadeu Franco (“Um sonhador”) e Marília Medalha, aqui como compositora em “Cassorotiba”, defendida por Regina Jardim.

A plateia se animou com “Misturada” (Eduardo Tibiriçá e banda Megarex), “Classe média” (Max Gonzaga) e “Maracatu, samba e baião” (Ito Moreno). Celso Viáfora e o Quinteto em Branco Preto chegaram à final com “Amanhã de depois de amanhã”, Adriana Moreira com “Lama”, Renato Motta defendeu “Haicai baião” com Patrícia Lobato e Edu Franco surpreendeu o público e o júri com “Seresteiro a perigo”.
 

 

___________

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil
10 anos do Festival Cultura

Na Rádio Cultura Brasil em 22 de fevereiro de 2015
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.