A Barca, Irene Bertachini e Leandro César, Bruno Lins e Sandra X

Sempre dedicado à produção independente

Eduardo Weber 23/08/19 11:40 - Atualizado em 23/08/19 11:43

A Barca, Irene Bertachini e Leandro César, Bruno Lins e Sandra X (Divulgação)

Solano Ribeiro revirou os arquivos e trouxe ao rádio trabalho do grupo paulistano A Barca, que rodou mais de 10 mil quilômetros por nove Estados brasileiros, do Pará a São Paulo, para saber o que o brasileiro gosta e quer cantar. A pesquisa foi registrada em álbum triplo, do qual Solano Ribeiro tirou vários registros: “Cobra Salamanta”, “Caboco roxo” e “Mucura”.

 

“Revoada” é nome de CD gravado em 2016 em Portugal pelos mineiros Irene Bertachini e Leandro César. Ela cantora. Ele luthier, violonista e percussionista. Trabalhando juntos há mais de 10 anos em diversos projetos coletivos, os músicos apresentam trabalho com composições próprias. De Irene tem “Jogando a peneira no redemoinho para pescar o diabo” (parceira com Lívia Ribeiro) e “Nua forma crua” (que divide com Lívia e Deh Mussolini). De Leandro, a faixa título, “Revoada” (composta com Bernardo Maranhão).

 

De Pernambuco chegam muitos músicos ao programa de Solano Ribeiro. Nesta edição é a vez de Bruno Lins, fundador e principal letrista da banda Fim de Feira. No disco solo, “Vereda caminho”, o cantor e compositor apresenta composições que ultrapassam sua trajetória ligada ao forró. “Violão adesivado”, “Passo preto”, “Muro” e “Peleja do fim do mundo” são exemplos de gêneros que o compositor flerta, como blues, reggae, rock e folk, sem perder de vista as bases fundamentais da música nordestina.

 

Sandra Ximenes adotou o nome artístico de Sandra X. Ela já ganhou o Troféu Cata-Vento com o grupo Axial, fez parte do grupo A Barca e também do conjunto vocal feminino Vésper. Lança seu segundo disco solo, “Peregrina”, cuja faixa título tem sua assinatura. No repertório tem “Subversiva”, poema de Clarice Lispector musicado por ela e Felipe Julien, e “Sem cabimento”, de Eveline Sin e Jonathan Silva.

 

_____________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 25 de agosto de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 26 de agosto de 2019, às 9 horas.

Cultura FM – Domingo, 25 de agosto de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.