A matinê do Solano

Os trabalhos de Alexandre Gismonti Trio, da cantora sergipana Polayne e do Criolina, projeto dos maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões.

da redação 12/04/10 20:00 - Atualizado em 12/04/10 20:00

A cantora e compositora sergipana Patricia Polayne. (Ivve Rodrigues)

A produção independente está em todo lugar. Até no mesmo na sala de cinema, seguindo o ritual dos primórdios da sétima arte. Explico.

A edição começa com um disco instrumental: Baião de domingo. É um trabalho do violonista Alexandre Gismonti que, ao lado de Mayo Costa e Felipe Cotta, forma o Alexandre Gismonti Trio. Eles se apresentam com estilo, com admiradores, entre eles Gilberto Gil, como se fosse no antigo Cine Odeon, onde muitos iam não para ver o filme, mas para ouvir Ernesto Nazareth.

Depois é projetada a imagem da cantora, atriz e compositora sergipana Polayne. Uma referência aos antigos cinejornais. Não é pra menos: recentemente a artista ganhou as páginas de cultura da imprensa paulistana por vencer o 1º. Festival de Música da ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil com a música “Arrastada” e pelo lançamento do CD e do DVD O circo singular.


A segunda parte do programa Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil é uma verdadeira matinê de domingo, com as luzes e o foco no Cine Tropical, CD do projeto Criolina, de Alê Muniz e Luciana Simões, ambos do Maranhão.

Cine Tropical apresenta canções inéditas baseadas em fatos reais. São criações a partir de imagens, referências visuais e sonoras do cinema antigo que marcaram a história da dupla, misturadas com referências locais, lá de São Luís. Referências que margeiam a ficção científica (“Barbarella de Cururupu”), o bangue-bangue (“Revanche”), o musical (“São Luís-Havana”), a produção bíblica (“O santo”) e até mesmo a comedia romântica (“Amor Chanson”). Um programão, que vale o seu ingresso!

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.