A música do interior e a cena paulistana

As novidades de Cida Moreira, Mamparra, o violeiro Ricardo Vignini e Silvan Galvão estão no programa de Solano Ribeiro.

Eduardo Weber 26/05/17 12:48 - Atualizado em 26/05/17 12:51

Cida Moreira, Mamparra, Ricardo Vignini e Silvan Galvão

A música do interior e a cena paulistana

 

Com toda tecnologia existente para gravar, lançar e se fazer ouvir, o contato direto, ao vivo ainda é essencial para o músico. Cida Moreira lança o disco “Soledade Solo – Ao vivo na Casa Francisca, com registros de “Forasteiro” (Hélio Flanders / Thiago Pethit), “Preciso cantar” (Arthur Nogueira) e “Hora do almoço” (Belchior) com a cantora se apresentando ao piano.

 

Mamparra é um quarteto paulistano formado por Gustavo Araújo Borges, Maiana Monteiro, Felippe Rodrigues e Guilherme Mingrone. O grupo traz canções autorais influenciadas pela vanguarda paulista, tropicália, Karnak e Novos Baianos. No repertório, temos “Crise”, “Hobbinho” e “Suficientemente ruim”, todas de Gustavo Araújo Borges.

 

A nova geração da viola caipira está presente nesta edição. Ele faz parte do grupo Matuto Moderno e do Duo Moda de Rock. Ele é Ricardo Vignini, que ao som da viola no CD “Rebento” apresenta temas próprios como “Dr. Cateretê”, “Cariri” e “BR 116”, além de contar com Lúcio Maia (da Nação Zumbi) na guitarra na faixa “Beijando o Céu”, homenagem de Ricardo de Jimmy Hendrix.

 

O som da Amazônia. Outro músico do norte do Brasil marca presença no programa de Solano Ribeiro: Silvan Galvão. Se trabalho se baseia nos ritmos regionais amazônicos, como o carimbó, marabaixo, batuque e lundum marajoara, buscando uma linguagem universal nos arranjos. Vale conferir “Ladrão de marabaixo”, “água doce”, “Awaeté” e “Puxirum” incluídas no CD “Tambores que cantam”.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 28 de maio de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 29 de maio de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 28 de maio, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.