A volta do Rumo e a elite no brega

Geraldo Leite e o Grupo Rumo, o pianista Rogério Rochlitz, o cantor e compositor Celso Viáfora e a cantora Lia Sophia.

da redação 20/06/10 20:04 - Atualizado em 20/06/10 20:04

A cantora Lia Sophia. (Reprodução / Flickr Lia Sophia)

Só um programa sem estilo musical se pode esperar um título como este. Isso só é possível porque Solano Ribeiro garimpa os lançamentos de Norte a Sul do Brasil, mostrando que a música brasileira segue por caminhos inacreditáveis.

Geraldo Leite, por exemplo, é um publicitário nato. Mas é também um cara que gosta de garimpar o antigo. Isso ele já fazia no tempo em que formou com uma turma de alunos da USP o Grupo Rumo, um dos nomes da Vanguarda Paulista dos anos 1980. O tempo passou, cada integrante do Rumo tomou seu rumo e agora Geraldo Leite reuniu os amigos do Rumo e gravou o disco Sopa de concha. No repertório tem coisas que nem o próprio Solano conhecia, como “Gosto mais do outro lado” (Assis Valente) e “Meu amor não me deixou” (Ary Barroso).
 


De Campinas (SP) a produção recebeu o novo trabalho do pianista Rogério Rochlitz. Com experiência em arranjo, composição e produção, Rogério lança o disco Cores, com obras de sua safra, ele que já teve uma banda, Jambendola, premiada pela Radio France. No repertório tem músicas com títulos como este; “Filarmônica da Chipônia” e “Mis hienitas queridas”.

Outro destaque é o compositor Celso Viáfora, que esteve na semana passada aqui na Rádio Cultura Brasil. Ele reuniu seis dezenas de músicos no estúdio Sol Lua na fazenda Vila do Carmo, em Alambari, interior de São Paulo, e de lá saiu com um DVD e CD, Batuque de tudo.


“O brega que ficou chique na voz de Lia Sophia!” É assim que Solano Ribeiro anuncia essa cantora do Pará. Lia Sophia, nasceu na Guiana, passou a infância no Amapá e desembarcou com voz firme em Belém (PA). Ela apresenta um trabalho que propõe uma volta ao brega do passado com olhar de agora. Um trabalho que tem influências do lundu, carimbó, marabaixo e mpb, que passou a ouvir na adolescência e mudou os rumos da sua vida, enquanto estudava filosofia. Ela lança o CD Amor amor.

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.