Alexandre Vieira, Perímetro Urbano, Nelson Ayres, Ricardo Herz e Dado Villa-Lobos

Clareando os caminhos incertos da música popular brasileira

Eduardo Weber 23/02/18 18:21 - Atualizado em 23/02/18 18:22

Alexandre Vieira, Perímetro Urbano, Nelson Ayres, Ricardo Herz e Dado Villa-Lobos (Divulgação)

Músico, compositor, professor e graduado doutor. Gaúcho, Alexandre Vieira lança o disco “Novo” em dois formatos, vinil, CD e em várias plataformas digitais. Aparece com música para poema atribuído a Antônio Conselheiro (“O relógio da saudade”), temas em parcerias como “No vai e vem das cordas” (com Carlos Patrício e Mário Falcão) e trabalhos solitários (“Céu e abismo”).

 

O quinteto Perímetro Urbano apresenta um disco em que presta homenagens a três grupos que marcaram a música brasileira, o regional do Caçulinha, o conjunto Época de Ouro e o grupo Nó em Pingo D’Água. “Subterfúgio” é um conjunto de crônicas pensadas a partir do cenário paulistano com referências do samba carioca. Apresentando composições próprias, o quinteto é formado por Aílton Amalfi, Eduardo Clima, Flávio Mesquita, Vital Mancini e Alberto Gaspar.

 

O piano de Nelson Ayres se encontra com o violino de Ricardo Herz no disco “Duo”, com obras dos dois, entre elas “Gira-Gira” (Ricardo Herz) e “Saladinha com Limão” (Nelson Ayres). Tem ainda um clássico da nossa música, “Maracangalha”, uma rara obra carnavalesca de Dorival Caymmi.

 

Poucos sabem, mas ele nasceu na Bélgica e é sobrinho-neto de Heitor Villa-Lobos. Dado Villa-Lobos busca em seu novo trabalho, “Exit”, sua saída do universo particular da Legião Urbana. O guitarrista apresenta obras assinadas por Nenung (“Partida” e “Respeito” - da qual ele também é parceiro). Solano Ribeiro selecionou para esta edição “A bolha”, de Lourenço Monteiro.

 

____________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 25 de fevereiro de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 25 de fevereiro de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.