Arthur Nogueira, Geraldo Maia, Luana Carvalho, Kleber Albuquerque e Rubi

Músicas do Pará, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e de São Paulo chamam a atenção de Solano Ribeiro.

Eduardo Weber 12/05/17 16:45 - Atualizado em 12/05/17 17:04

Arthur Nogueira, Geraldo Maia, Luana Carvalho, Kleber Albuquerque e Rubi

Arthur Nogueira, Geraldo Maia, Luana Carvalho, Kleber Albuquerque e Rubi

 

Ele chegou ao Rio de Janeiro em 2012 vindo de Belém do Pará, quando se enturmou com artistas como Ava e Letícia Novaes. Mas somente quando veio para São Paulo percebeu a necessidade de dialogar diretamente com sua geração, quando sentiu que o violão o prendia a uma cera tradição. Arthur Nogueira aparece com seu novo disco, “Sem medo nem esperança”, gravado em estúdios do Rio de Janeiro, Belém do Pará e de São Paulo. Tem músicas com o carioca Antonio Cícero, “Sem medo nem esperança”; com a paulistana Marina Wisnik, “Vaga”; e tema inspirado em sua terra, “Guamá”, que assina sozinho.

 

“Estrada” é o nono trabalho da carreira do artista pernambucano Geraldo Maia, que ficou mais conhecido após a trilha sonora do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, dirigido por Guel Arraes. “Estrada” é trabalho inspirado em Maria Bethânia e faz referência ao artista plástico Hélio Oiticica. Solano Ribeiro apresenta “De todas as graças”, “Que doam-se os brios”, “Helioticicando” e “Estrada”, todas na voz de Geraldo e com sua assinatura.

.

Luana Carvalho, filha da sambista Beth Carvalho, somente aos 35 anos lança seu primeiro trabalho, um disco duplo. Um CD tem título de “Branco”. Outro, “Sul”. No “Branco” tem composição de Dona Ivone Lara, “Força da Imaginação”, e da parceria com Lucas Castelo Branco, “Garupa”. Já em “Sul”, ela toca violão em todas as faixas e todas as músicas são de sua autoria, como “Avesso da alegria” e “Corte”.

 

Um trabalho que reúne dois artistas da cena independente paulista: Kleber Albuquerque e Rubi. O CD que lançam é classificado por eles como “um punhado de canções para desenvenenar corações tempos tóxicos”: Título: “Contraveneno”. No roteiro musical tem de Luli e Lucina, “Eta nóis”; Wandi Doratiotto (do Premeditando o Breque), “Lava Rápido”; e do próprio Kleber Albuquerque, “Procura no Google” e “Contraveneno”, está última em parceria com Flávio Alves

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 14 de maio de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 15 de maio de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 14 de maio, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.