Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano, Jussara Silveira e Renato Braz, Renata Rosa e Hermeto Pascoal & Grupo

O trabalho coletivo dá o tom do programa assinado por Solano Ribeiro

17/08/17 16:50 - Atualizado em 17/08/17 16:59

Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano, Jussara Silveira e Renato Braz, Renata Rosa e Hermeto Pascoal & Grupo

Renata Rosa é atriz, cantora rabequeira e compositora. Nasceu em São Paulo, mas vive em Pernambuco há 15 anos, onde faz música focada nas tradições do Nordeste, ligada nas manifestações da zona da mata norte pernambucana e do baixo São Francisco. “Encantações” é seu disco mais recente. No repertório tem “Saudade do Futuro” (Nilton Júnior / Renata Rosa), “Jurema” (domínio público) e “Cantar ciranda” (Renata Rosa / Zé Duda).

 

Bárbara Eugênia convidou Tatá Aeroplano para compor as histórias deste projeto. Nasceu o disco “Vida Ventureira”, que ela define como a “trilha sonora de um road movie, por vezes rural, como uma fuga propositada dos excessos e do caos diário de qualquer centro urbano”. Todas as músicas são de autoria dos dois intérpretes, entre elas “Vida Ventureira”, “Será que isso vai durar?” e ”Luz do fim do mundo”.

 

Jussara Silveira é da Bahia. Renato Braz é de São Paulo. “Fruta Gogóia” é tema do folclore pernambucano gravado há muitos anos por Gal Costa. O tema virou título do disco que presta homenagem à cantora. Jussara e Renato se dividem na interpretação de temas consagrados por Gal, como “Baby”, de Caetano Veloso; “Teco-Teco”, de Pereira da Costa e Milton Vilela; “Pérola Negra”, de Luiz Melodia; e “Folhetim”, de Chico Buarque.

 

“Bruxo”, “campeão”, “mago”. Chamado de mestre a gênio, Hermeto Pascoal completou 80 anos e lança disco duplo com seu grupo depois de 15 anos longe dos estúdios. Continua a ser aquele artista que consegue tirar música de tudo quanto que é coisa que faça algum tipo de barulho. “Som da aura” é um bom exemplo. “Viva Piazzolla”, homenagem de Hermeto ao gênio argentino, prova que para Hermeto a música é universal.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.