Billynho Blanco, Jovem Dionísio, Dona Onete e Tuia

Juventude e maturidade, com MPB, rock, rock rural e música tradicional do Amazônia.

Eduardo Weber 16/10/20 17:44 - Atualizado em 16/10/20 17:51

Capas dos álbuns Versões de Vitrola, KUARUP, Dança Entre Casais e Rebujo (Reprodução da Internet)

Billynho Blanco é filho do compositor paraense Billy Blanco. Criado no balanço da bossa nova, morou nos Estados Unidos, tocou com Yoko Ono, foi pianista de Richie Havense fez vários trabalhos com Roberto Menescal. Lança CD homônimo com obras próprias, entre elas “O nome da cidade” e “Pedra da Gávea”, além de prestar homenagem ao pai ao regravar “Onda (Estrada do nada)”.

 

Jovem Dionísio é banda de Curitiba formada em 2019 por Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gabriel Mendes, Bernardo Hey e Gustavo Karam. Aparece com o primeiro EP, “Dança entre casais”. No programa tem “Ilha do Mel”, “Sonho bossa nova” e “Romance frito”, todas de Gabriel Mendes.

 

Ela é do Pará e aos 80 anos segue ativa e lança o CD “Rebujo”, cujo título tem a ver com sua vivência na região amazônica. Rebujo é a matéria que está nas profundezas dos rios e vem à superfície com efervescência, devido ao movimentar dos peixes. No álbum só obras de Dona Onete, entre elas “Carimbó Arrepiado” e “Balanço do Açaí”. Outra de sua autoria é “Musa da Babilônia”, que conta a presença de BNegão na gravação.

 

Ele é ligado ao antigo rock rural brasileiro, capitaneado por nomes como o de Zé Rodrix e da dupla Sá & Guarabyra. Despois de 10 anos com a banda Dotô Jeka” e com três discos do projeto Nós do rock rural, Tuia lança CD “Versões de vitrola – Volume 1”. No repertório, “Tudo é possível” (dele), “Espanhola” (Sá, Guarabyra e Flávio Venturini), e “Céu”, tema de sua autoria que conta com participação especial de Elba Ramalho.

______________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 18 de outubro de 2020, às 18 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 19 de outubro de 2020, às 17 horas.

Cultura FM – Domingo, 18 de outubro de 2020, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

 

Direção: Eduardo Weber

Estágio em produção: Anna Dória

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.