Caetano Veloso e Filhos, Maurício Pereira, Maria Beraldo e Fernanda Takai

Ouvidos atentos em busca de tudo o que pode ser música. Do Oiapoque ao Chuí

Eduardo Weber 05/07/18 15:40 - Atualizado em 05/07/18 15:42

Caetano Veloso e Filhos, Maurício Pereira, Maria Beraldo e Fernanda Takai (Divulgação)

Moreno, Zeca e Tom Veloso são os filhos de Caetano que, reunidos, lançam o CD gravado ao vivo “Ofertório”. “Nunca brigamos”, fala Caetano Veloso com sinceridade. “Eles é que me colocam no trilho. Eu aprendo mais com os três do que ensino”. Desse registro, Solano destaca as faixas “Boas vindas”, “Alegria, Alegria” e “Oração ao Tempo” (todas do pai), “Todo Homem” (do filho Moreno) e “Tá Escrito” (Xande de Pilares, Gilson Bernini e Carlinhos Madureira).

 

“Outono no Sudeste” é o sétimo registro autoral de Maurício Pereira que diz: “pra mim, criar música é um processo bem artesanal. A gente cria como o gotejar de uma pinga caipira: precisa de cuidado”. Vale ouvir “Tudo Tinha Ruído” (dele e Arthur de Faria), “Outono no Sudeste” (dele e Daniel Szafran) e “Cartas pra Ti”, música e letra de Maurício.

 

Maria Beraldo lança seu primeiro disco, “Cavala”, onde canta sem medo de mostrar quem é e a que veio. Ela diz que se descobriu compositora e assumiu ser gay na feitura desse trabalho, produzido por ela e Tó Brandileone. “Da Menor Importância”, “Cavala” e “Tenso” são temas de sua autoria. O disco conta também com a parceria Tom Jobim – Chico Buarque em “Eu Te Amo”.

 

Fernanda Takai se reveza em trabalhos com a Banda Pato Fu e registros solos. Desta vez lança um projeto pensado por Roberto Menescal que chamou Marcos Valle para participar do disco “O Tom da Takai”, cujo repertório é formado por composições de Tom Jobim e seus muitos parceiros. “Só Saudade”, por exemplo, foi composta com Newton Mendonça, criação pré-bossa nova pouco difundida. Fernanda canta “Fotografia”, “Estrada do Sol” (Tom Jobim e Dolores Duran) e a dobradinha “Aula de Matemática” (Jobim / Marino Pinto) / “Discussão” (Jobim / Newton Mendonça), dividindo os vocais com Marcos Valle.

 

______________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 08 de julho de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 09 de julho de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 08 de julho de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.