Coruja muda, Quase memória, Opará e O amor é um ato revolucionário

A nova música feita por nomes consagrados

07/10/19 11:25 - Atualizado em 07/10/19 11:30

Coco de roda, de embolada, rural e zambê. A música tradicional da zona da mata norte pernambucana é a grande referência na carreira de Siba e está muito presente no terceiro álbum solo do músico, um dos mentores da geração manguebeat: “Coruja muda”. Do repertório Solano Ribeiro pinça três composições: “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar” (dele e Mestre Nico), “Só é gente quem se diz” (dele) e “Coruja muda” (dele), com participação de Chico César.

 

 

São três músicos que completam uma trilogia: Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise. Com repertório assinado por Edu e seus parceiros, em “Quase Memória” se completa a trilogia formada pelos álbuns “Todo Sentimento” e “Dos Navegantes”. A faixa título foi composta por Edu Lobo quando leu o romance homônimo de Carlos Heitor Cony. No programa também tem duas parceiras de Edu Lobo com Cacaso: “O dono do lugar” e “Canudos”.

 

 

Heloánasceu em Aracaju, Sergipe, no bairro Getúlio Vargas que, segundo ela, possui o segundo maior quilombo urbano do país. Foi lá que a cantora e compositora construiu laços com as culturas local, sertaneja, africana e indígena. O título do disco, “Opará” é nome do Rio São Francisco em tupi. Seu trabalho está focado a partir do desejo de reverenciar os povos ribeirinhos, o cangaço, as lavadeiras e toda a força do sertão. Vale ouvir “Maré mansa”, “Mar menino” e “Águas de Oxalá”, todas de sua autoria.

 

 

“O amor é um ato revolucionário” é música e título do novo CD de Chico César que, segundo o crítico Júlio Maria do jornal O Estado de S. Paulo, “depura um discurso afro-pop-roqueiro para trazer a mulher, os web-lovers, a paixão e o inconformismo nos tempos de cólera”. A faixa título, “De peito aberto”, “O homem sob o cobertor puído” e “Like” estão no programa.

 

.................................................................................................................................

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 06 de outubro de 2019, às 18 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 07 de outubro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Cultura FM – Domingo, 06 de outubro de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.