Dandô, Ana Gabriela, Beba Zanettini e Chico César

Quem está fora do eixo das mídias de massa, está na rota de Solano Ribeiro

Eduardo Weber 11/08/17 12:25 - Atualizado em 11/08/17 12:33

Dandô, Ana Gabriela, Beba Zanettini e Chico César

Dandô, Ana Gabriela, Beba Zanettini e Chico César

 

Dércio Marques foi um dos artistas que, junto com a irmã Doroty, mais fizeram pela arte nos Brasis fora dos eixos das mídias de massa. Ele faleceu em Salvador há cinco anos, em 2012, mas o seu legado segue por outros seguidos. Um dos exemplos é o CD Dandô - Circuito de Música Dércio Marques que reúne gravações do músico e cantadores de toda parte, como nas músicas “Vem comigo”, “Ciranda lunar” e “Canto dos ipês amarelos”.

 

A carreira de Ana Gabriela começou dentre de seu quarto, que serviu de cenário para suas primeiras experiências musicais, postando vídeos em releituras de músicas de sucesso. Lança um EP com quatro músicas. Três delas estão nesta edição: “Pra você dar o nome” (Tó Brandileone), “Frase certa (708 km)" (dela e Tiê Castro) e “3 horas” (Daniel Ferrera).

 

Baba Zanettini compõe, toca piano e faz arranjo. Faz essa três coisas no CD “Canto da areia”, que reúne artistas como Keila Abeid, Desa Pauline, os alemães Manuel Zacek e Eva Jagun, a cantora tcheca Iva Bittová e o acordeonista Toninho Ferragutti. Com a marca da globalização, lança “Umaih”, “Hoppe reiter schaum” e “Sereia”.

 

Tendo como base o repertório do disco “Estado de Poesia”, Chico César lança o CD em versão ao vivo, gravado no Recife, Pernambuco. “Quero Viver”, com versos de Torquato Neto; “Besta é tu”, antigo sucesso dos Novos Baianos; “Negão" e Mand’ela”, clássicos do seu repertório; e “Estado de Poesia”, faixa título de seus dois últimos álbuns, estão no repertório escolhido por Solano Ribeiro.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 13 de agosto de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 14 de agosto de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 28 de maio, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.