É carnaval: Os Marchistas

Solano Ribeiro destaca marcha e frevo no carnaval, pra levantar poeira na rua

Eduardo Weber 19/01/15 11:56 - Atualizado em 19/01/15 12:09

O coletivo baiano formado por Gerson Guimarães, Marcelo Quintanilha, Thathi e Tenison del Rey formam Os Marchistas (Divulgação)

Marcha e frevo estão presentes nesta edição carnavalesca de Solano Ribeiro, que traz como novidade o movimento de músicos da Bahia que não quer o axé, e sim recuperar o tempero do carnaval de rua.

O coletivo baiano formado por Gerson Guimarães, Marcelo Quintanilha, Thathi e Tenison del Rey formam Os Marchistas. Lançam o EP de sete faixas para provar que colocam o bloco na rua sem a nostalgia dos velhos carnavais, para alegria daqueles que se entregam na folia mesmo pelo avesso. No repertório momesco do grupo tem “Os marchistas” e “De marcha à ré”, ambas criação coletiva, e “Carnaval de rua” (Marcelo Quintanilha).

O programa é pontuado com gravações do disco Carnaval Turbilhão, de Maurício Pereira. Chico César presta homenagem a Armandinho, bandolinista e guitarrista de primeira, filho de Osmar, um dos lendários criadores do trioelétrico, e acaba “Pelado” na quarta-feira de cinzas.

O frevo pernambucano está presente com Silvério Pessoa, que canta “Atrás do trio elétrico” (Caetano Veloso), Gilberto Gil em “Micróbio do frevo” (Genival Macedo), Ney Matogrosso que sapeca “Me segura se não eu caio” (J. Michilis) e a Orquestra Frevo Diabo, a primeira fora de Pernambuco, que canta “Frevo Diabo” (Edu Lobo / Chico Buarque).

Maria Alcina e Alceu Valença também animam a festa com “Maria Alcina Confete e Serpentina” e “Homem da meia noite”.

 
 

___________

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil
É carnaval: Os Marchistas

Na Rádio Cultura Brasil em 15 de fevereiro de 2015
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.