Enzo Banzo, The Gilbertos e Cataventoré

Tem música feita em Londres, São Paulo e no interior mineiro. E mais, três vencedores do Troféu Cata-Vento 2017

Eduardo Weber 15/12/17 10:24 - Atualizado em 15/12/17 10:26

Enzo Banzo, The Gilbertos e Cataventoré (Divulgação)

“Canção escondida” é título do primeiro disco solo de Enzo Banzo, vocalista do grupo Porcas Borboletas. Trabalho no qual ele reuniu poesia de vários autores e também algumas próprias, transformando-as em canção. De Paulo Leminski escolheu “Bom dia poetas velhos”. De Luiz de Camões, “Eu”. E de sua própria lavra, “Escondido”.

 

Thomas Pappon é guitarrista e apresentou no início dos anos 80 o programa Rock Expresso aqui na Rádio Cultura. Produtor da BBC de Londres, Thomas é líder do grupo The Gilbertos. Gravou em Londres, Paris e São Paulo o CD “Um novo ritmo vai nascer”. Solano Ribeiro destaca no programa três faixas: “Mais ninguém”, “Valsa do rio Tietê” e “Novo rei da canção”.

 

Cataventoré é nome de angu baiano. É também nome de banda mineira com integrantes de formação popular e erudita. A confecção dos instrumentos musicais utilizados pelo grupo, mais a pesquisa da cultura brasileira tradicional são elementos que temperam o disco que tem título Cataventoré. O quinteto formado por Carlos Santos, Daniel Magalhães, Juliana Pautilla, Mateus Oliveira e Fabiano Camilo utiliza o pífano, mesclando influências da cultura popular mineira e do nordeste. No repertório temos a faixa título, “Pau Brasil” e “Pife Torto”.

 

E os sopros do Troféu Cata-Vento estão no programa. Nesta edição, oportunidade para ouvir trabalhos de três premiados: Aline Reis, revelação feminina; Giovani Cidreira, revelação masculina; e Júlio Santin, o melhor da música raiz.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 17 de dezembro de 2017, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 18 de dezembro de 2017, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 17 de dezembro de 2016, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.