Fernando Marques, As Bahias e a Cozinha Mineira, Douglas Germano e O Terno

Programa aberto a todos que algo a dizer. Ou a cantar. Ou a tocar

Eduardo Weber 28/06/19 12:37 - Atualizado em 28/06/19 12:38

Fernando Marques, As Bahias e a Cozinha Mineira, Douglas Germano e O Terno (Divulgação)

Inspirado por vários rios do país, o violonista e compositor Fernando Marques lança o CD “Rios do Brasil”. Nascido em Rio Preto, Fernando é conhecido em sua cidade por ser jornalista, fotógrafo, documentarista e entusiasta da memória. Nos rios que cruzam o país, ele encontrou caminho para músicas de seu novo trabalho, entre elas “Amazonas”, “Tietê” e “Macaé”.

 

O trio As Bahias e a Cozinha Mineira foi criado na faculdade de História da USP por Assucena Assucena, Raquel Virgínia e Rafael Acerbi. Assucena nasceu em Vitória da Conquista. Raquel morou anos em Salvador. Rafael é mineiro. No terceiro disco, “Tarântula”, traz temas em sintonia com as discussões feministas do nosso tempo e tocam em pontos sensíveis, nesses tempos necessários. “Mátria”, “Das estrelas”, “Carne dos meus versos” e “Chute de direita” estão no repertório.

 

Douglas Germano recebeu influência do samba de seu pai, José Germano, percussionista do conjunto Acadêmicos da Guanabara, que atuou na noite paulistana. Em meados dos anos 80 começou a compor. Em 1991 foi gravado pela primeira vez pelo Fundo de Quintal. Está em seu terceiro disco solo, “Escumalha”, onde canta e toca violão. No roteiro musical tem “Valhacouto”, dele e Aldir Blanc, e outras duas de sua autoria: “Escumalha” e “Marcha de Maria”.

 

Um power trio de canção-rock’n’roll-pop-experimental.É assim que conjunto paulistano O Terno se classifica. Formado por Tim Bernardes, Guilherme D’Almeida e Biel Basile eles comemoram 10 anos de estrada com o disco “Atrás Além”. Solano Ribeiro destaca três obras, todas assinadas por Tim Bernardes: “Atrás Além”, “Volta e meia” e “Tudo que eu não fiz”.

 

______________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 30 de junho de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 01 de julho de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 30 de junho de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.