Fortuna, Davi Moraes e Raquel Martins

O ponto de encontro da Nova Música do Brasil

Eduardo Weber 24/11/17 15:48 - Atualizado em 24/11/17 15:50

Fortuna, Davi Moraes e Raquel Martins (Divulgação)

Fortuna é cantora especializada em música tradicional, principalmente em hebraico e ladino, idioma utilizado pelos judeus sefarditas que habitaram a Península Ibérica até o século XV. Mas não é só. Lança CD “Tchiribim Tchiribom – Cantando pelo Mundo”, uma viagem a redor do mundo em concepção da cantora e do músico Hélio Ziskind. No repertório estão “Abre mais a roda” (tema tradicional brasileiro), “Mariá” (tema tradicional da África), “La bamba” (do universo mexicano) e “Tchiribim Tchiribom” (música do folclore ídiche).

 

Filho de Moraes Moreira, Davi Moraes após 12 anos lança disco solo, “Tá em casa”, projeto que tem chorinho, afoxé, samba carioca e certa baianidade. No repertório escolhido por Solano Ribeiro para o programa tem “Charme Veneno” (Samir), “Só nós dois” (Davi Moraes e Adriana Calcanhotto) e “Do Caribe”, instrumental de Moraes Moreira, Fernando Moura, Guilherme Maia e Rodrigo Campelo.

 

“Percepções Sonoras Poéticas” é título do novo disco de Raquel Martins, fluminense que reside em São Paulo há 15 anos. Neste projeto a cantora buscou em cada letra as referências estéticas, harmônicas, melódicas e rítmicas para transportá-la em canções como “Apartamentozinho”, “Quando eu voltei tocava um blues” e “Menina Moleca”, todas de sua autoria feitas respectivamente com Luiz Capucho, Jô Bittencourt e Lulhi.

 

A última parte do programa é dedicada aos indicados ao Troféu Cata-Vento 2017, Renato Luciano, Michele Leal e Tony Babalu.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 26 de novembro de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 27 de novembro de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 19 de novembro, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.