Gisbranco, Rubel, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marcos Valle e Ordinarius

O novo lado a lado com gente que fez e faz história na música popular brasileira

Eduardo Weber 16/08/18 17:10 - Atualizado em 16/08/18 17:12

Gisbranco, Rubel, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marcos Valle e Ordinarius (Divulgação)

As pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti se conheceram na Universidade Federal do Rio de Janeiro no curso de graduação. Por sugestão da professora gravaram um disco. Isso foi em 2005, quando formaram o Gisbranco. Elas lançam novo trabalho, este inspirado em poemas de Chico César que elas musicaram: “Pássaros”. Nesta edição você ouve “Vejo Ouço”, “Heroína Nordestina” e “Pés na Praia”.

 

Rubel é músico fluminense que entrou no estúdio pela primeira vez em 2013 a La Bob Dylan. Chega com seu novo disco e declara: “No segundo, eu não poderia fazer uma cabaninha de criança. A criação foi mesmo um processo de arquiteto e pedreiro, ao mesmo tempo”. “Casas” tem caminhos eletrônicos, de beats, samplers, tiradas do rap sem perder o espírito da música folk. Basta conferir no programa “Partilhar”, “Mantra” e “Colégio”, todas de Rubel.

 

Três veteranos, respeitados no Brasil e no exterior, se conheceram na adolescência, formaram um trio efêmero e agora, 50 anos depois, lançam disco com um cantando música do outro: “Edu, Dori & Marcos”. Marcos Valle canta “Saveiros”, de Dori Caymmi e Nelson Motta. Edu Lobo registra “Viola Enluarada” dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. Dori Caymmi dá sua versão para tema de Edu Lobo e Chico Buarque, “Na ilha de Lia no barco de Rosa”. Sugestões de Solano Ribeiro.

 

Maíra Martins, Rebeca Vieira, Fernanda Gabriela, Fábio Salek, Matias Corrêa e Mateus Xavier, sob direção de Augusto Ordine, formam o sexteto vocal Ordinarius. O grupo presta homenagem a Carmen Miranda no CD “Notável”. Para o programa, foram selecionadas as faixas “Tico-tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Camisa Listada” (Assis Valente) e “Na Batucada da Vida” (Ary Barroso / Luiz Peixoto).

 

___________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 19 de agosto de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 20 de agosto de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 19 de agosto de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.