Goma Laca, Ayrton Montarroyos, Mariane Claro e Xangai

Cantos de todos os cantos

Eduardo Weber 08/08/19 12:45 - Atualizado em 08/08/19 12:46

Goma Laca é grupo de pesquisa musical que tem como foco gravações em 78 rpm. Para tanto reúnem músicos e arranjadores que fazem releituras de registros praticamente esquecidos de décadas passadas. Desta vez os produtores Ronaldo Evangelista e Biancamaria Binazzi convidaram uma turma de intérpretes para traduzirem na linguagem de hoje as tradições afro-brasileiras gravadas pela cantora e pesquisadora Elsie Houston no final da década de 1930. Vale conferir na voz de Alessandra Leão “Meu barco é veleiro”, “Xangô” (com harmonização de Villa-Lobos) e “Nozani-ná (canto Paresi)”.

 

Gravado ao vivo no Teatro Itália em São Paulo, o CD “Um mergulho no nada” é o primeiro registro da voz do músico pernambucano Ayrton Montarroyos com o violão do paulistano Edmilson Capelupi. O disco traz registros de compositores importantes De Capiba e Delcio Carvalho eles interpretam “Sem pressa de chegar”. De Gilberto Gil e Chico Buarque, “Cálice”. E de Ylana Queiroga, “Pé na estrada”.

 

Para fazer seu primeiro EP, Mariane Claro abriu financiamento coletivo e concluiu o lançamento de “Pra não esquecer”. Com curso de piano na Universidade Estadual de São Paulo, ela formou um repertório de temas dedicados ao amor. Dos amigos Igor de Carvalho, Flaira Ferro e Henrique Villas Boas ela gravou respectivamente “Laço”, “Pausa” e “Maldita”, na qual ela também é coautora.

 

O violeiro, compositor e cantor Xangai lança disco que batizou de “Catingueiros”, cuja a expressão inventada por ele faz alusão tanto à caatinga, quanto aos cantadores do árido sertão nordestino. Neste trabalho ele reúne composições de quatro sertanejos ilustres: Elomar Figueira de Mello, Mateus Aleluia, Bule-Bule e Gordurinha. Na seleção de Solano Ribeiro tem “A meu Deus um canto novo”, “Promessa ao Gantois”, “A máquina de lavar roupa” e “Orora analfabeta”.

 

__________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 11 de agosto de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 12 de agosto de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 11 de agosto de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.