Grupo Rumo, Ian Faquini e Paula Santoro, Pablo Lanzoni e Geraldo Azevedo

Música brasileira feita nos pampas, nos Estados Unidos, em estúdios paulistas e nos palcos deste país

03/05/19 13:08 - Atualizado em 03/05/19 13:10

Grupo Rumo, Ian Faquini e Paula Santoro, Pablo Lanzoni e Geraldo Azevedo (Divulgação)

O grupo Rumo fez parte da vanguarda paulista dos anos 80, sendo referência da produção independente daqueles anos. Seus temas valorizam a fala do canto e o sabor da pronúncia de cada sílaba sobre as melodias e arranjos tortuosos, além de versar sobre situações cotidianas de uma perspectiva e ironia. O grupo Rumo está de volta com 9 de seus 10 integrantes originais. O grupo chega como CD “Universo”. Entre a músicas, “Toque o tambor” (Luiz Tatit), “Universo” (dos irmãos Paulo e Luiz Tatit) e “Paulista” (Akira Ueno e Pedro Mourão).

 

Paula Santoro e Ian Faquini se conheceram nos Estados Unidos. Lá gravaram o disco “Metal na Madeira”, com composições de Ian, violonista e compositor brasileiro por lá radicado desde os 8 anos de idade. Paula, cantora e compositora, interpreta composições de Ian com letras de Iara Ferreira (“Metal na madeira”) e Mauro Aguiar (“Dorival pescador”) composta em homenagem a Caymmi.

 

Pablo Lanzoni tem mestrado e doutorado em música, sendo membro do grupo de pesquisa SIMC – Sonoridades, Imagem e Materialidades da Comunicação. Lança disco cujo título você encontra nos avisos eletrônicos dos aeroportos “POA_MVD” (Porto Alegre / Montevidéu). Solano Ribeiro destaca três faixas desse trabalho: “Chama-me” (Mário Falcão / Alexandre Vieira), cujo título faz alusão ao ritmo chamamé da fronteira sul do Brasil, “Hay otra dimension” (Pablo Lanzoni / Sebastian Jantos) e “Barabá” (Pablo Lanzoni).

 

Disco ao vivo. Trata-se do mais recente trabalho de Geraldo Azevedo, “Solo contigo”, no qual o artista pernambucano registra “Inclinações musicais” (dele e Renato Rocha), “Moça bonita” (dele e Capinam), “Sabor colorido” (dele) e “Caravana” (dele e Alceu Valença).

 

_____________________________________________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 05 de maio de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 06 de maio de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 05 de maio de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.