Joel Timoner, Tavinho Moura, Bruno Batista e Barbatuques

Viola caipira, percussão corporal, canções ao mandocello e influências do Caribe estão presentes no programa de Solano Ribeiro

Eduardo Weber 27/04/16 12:58 - Atualizado em 19/05/16 11:24

Reprodução

Um instrumento pouco conhecido por aqui tocou o músico Joel Timoner. Trata-se do mandocello, instrumento de 8 cordas criado no século XVIII e que inspirou a guitarra Gibson. “Joel Canções” é o título do CD desse músico que já percorreu o mundo tocando em teatros, festivais e clubes de jazz. Apresenta composições próprias, entre elas “Festina lente”, “Revalsa” e “Valsa das pedras”, contando com participações de Eugénia Melo e Castro, Luciana Alves, Mário Manga e Swamy Jr., produtor do disco.

 

Tavinho Moura tem sua história ligada ao Clube da Esquina e também na pesquisa do folclore brasileira, em especial das Minas Gerais. É em seu Estado natal que ele recolheu e adaptou obras como “Calix Bento” e “Peixinhos do mar”. Percorrendo o interior aprendeu a tocar viola caipira com mestres do norte de Minas. A viola é o ponto centro do CD “Beira da linha”, obra instrumental com registros de “Flor da madrugada”, “Beira da linha” e “Brincar de roda - Nigue linhas”.

 

Pernambucano criado em São Luiz e hoje em São Paulo, Bruno Batista lança novo disco, “Bagaça”, que além de elementos habituais de seu trabalho, revela influências da música do Caribe. Solano Ribeiro destaca do trabalho a faixa título e também “Pra ver se ele agosta” e “Caixa preta”.

 

O grupo Barbatuques é hoje uma referência em percussão corporal. Criado há 18 anos por Fernando Barba, lança o quinto CD, “Ayú”. O disco conta com participações de Naná Vasconcelos e de Hermeto Pascoal. ”Valsa manca” (Marcelo Pretto), “Tá na roda” (Naná Vasconcelos / Vinicius Cantuária), e “Lá na cada da madame eu vi” (Hermeto Pascoal) estão no programa.

______________


Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil
Joel Timoner, Tavinho Moura, Bruno Batista e Barbatuques
Rádio Cultura Brasil no Domingo, 01 de maio de 2016, 14h00min
Segunda-feira, 02 de maio de 2016, às 9 e às 21 horas

Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.