Joel, Yzalú, Ricardo Grilli e Eden

Solano Ribeiro faz um passeio por sons estranhos, políticos e universais.

Eduardo Weber 07/04/17 15:57 - Atualizado em 07/04/17 16:00

Joel, Yzalú, Ricardo Grilli e Eden

Um instrumento pouco conhecido por aqui tocou o músico Joel Timoner. Trata-se do mandocello, de oito cordas, criado no século XVIII e que inspirou a guitarra Gibson. “Joel Canções” é o título do CD desse músico que já percorreu o mundo tocando em teatros, festivais e clubes de jazz. Apresenta composições próprias, entre elas “Festina lente”, “Revalsa” e “Valsa das pedras”, contando com participações de Eugénia Melo e Castro, Luciana Alves, Mário Manga e Swamy Jr., produtor do disco.

 

Artista da periferia de São Paulo, cantora há 15 anos, ela é poeta atenta e esperta. Seus versos balançam entre a linha lírica e política. O título de seu CD é quase provocação; “Minha bossa é treta”. Solano Ribeiro destaca o trabalho de Yzalú, cuja capa já retrata sua coragem e desprendimento ao mostrar a prótese que tem na perna direita, cuja intenção é expor realidade ainda sem voz que, segundo dados do IBGE, representa quase 25% da população brasileira. No programa tem músicas de sua autoria, “Arrumei o barraco”; dela e seus parceiros Pazsado e Marko Andrade, “O teu sorriso”; de Mariel Reis, “Lamentos de um poeta”; e do rapper Sabotage, no remix “Figura difícil”.

 

Outro que estudou em Nova York, é bacharel em violão e guitarra e frequenta as principais casas de jazz do planeta. É o brasileiro Ricardo Grilli, músico radicado nos Estados Unidos que lança por aqui o CD 1954, trabalho com registros de sua safra, entre eles “Breathe” e “Radiance”.

 

Eden Castelo Branco é baiano. Cresceu ouvindo de tudo, do brega ao erudito, do regional ao pop. Mora em São Paulo desde os 16 anos, onde se dividiu entre a engenharia e o CORALUSP, onde cantou por oito anos. Lança o EP “Peneira de Ilusão”, que passeia pelo pop, indie rock e também pelo frevo. Vale ouvir “Frevo Histeria”, “Banco de Metrô”, “Crônica de um sonhador” e “Cara estranho”.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 09 de abril de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 10 de abril de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 02 de abril, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.