Jorge Mautner, Dedo de Moça, Lô Borges e Roberta Sá

As voltas que a música provoca

Eduardo Weber 24/05/19 12:42 - Atualizado em 24/05/19 12:44

Jorge Mautner, Dedo de Moça, Lô Borges e Roberta Sá (Divulgação)

“Não há abismo em que o Brasil não caiba” é título do mais recente CD de Jorge Mautner, que segue fiel ao seu estilo, de ironia fina e engajada. Autor de livros, artigos e músicas gravadas pelos nomes mais importantes da nossa música, Jorge Mautner comparece com composições que ele divide com Bruno di Lullo, “O passado”, “Veneno”, “Bang Bang” e “Segredo”, sendo que as duas últimas contam com um terceiro parceiro, Bem Gil.

 

As instrumentistas Ana Cláudia César, Ana Eliza Columar, Cintia Zanco e Rosana Bergamasco formam o quarteto Dedo de Moça, que faz releituras de clássicos do samba e do choro numa formação inusitada e camerística, com instrumentos poucas vezes presentes e combinados nesse tipo de repertório, como o violino e o violoncelo, juntamente com os tradicionais cavaquinho, flauta e violão de sete cordas. Do disco “Atemporal”, Solano Ribeiro toca “Receita de samba” (Jacob do Bandolim), “Não deixe o samba morrer” (Edson Conceição e Aloísio Silva) e “Quem te viu, quem te vê”, de Chico Buarque.

 

Eles se conheceram na época do Clube da Esquina e depois de 40 anos de separação estão juntos dividindo composições no CD “Rio da Lua”. Eles são Nelson Angelo eLô Borges. O disco é o primeiro de inéditas de Lô Borges em oito anos. Além da faixa título, Solano escolheu “Em outras canções” e “No caminho”.

 

Tempos atrás, num almoço de domingo, Roberta Sá e Gilberto Gil tiveram a ideia de fazer um disco só com composições do músico baiano. Passados três anos Roberta Sá mostra o resultado no CD “Giro”. Com produção de Bem Gil, Roberta canta de Gil “Giro” e “A vida de um casal”. Divide com Jorge Benjor “Ela diz que me ama”, parceria de Jorge e Gilberto, e canta “Xote da modernidade”, que ela criou com o tropicalista.

 

_____________________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 26 de maio de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 27 de maio de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 26 de maio de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.