Lenna Bahule, Banda Eddie, Flora Almeida e Lauro Aires

O programa que abre espaço para quem precisa de espaço para mostrar se trabalho

Eduardo Weber 01/06/18 15:15 - Atualizado em 01/06/18 15:18

Lenna Bahule, Banda Eddie, Flora Almeida e Lauro Aires (Divulgação)

Lenna Bahule é de Maputo, capital de Moçambique. Veio ao Brasil de passagem para os Estados Unidos. Ficou por aqui e lança seu primeiro trabalho concebido, arranjado, produzido pela cantora em parceira com Jonas Tatit, “Nômade”. Em “Na ku penda” ela canta com Zé Leônidas em português e na língua swahili. Em “Dança dos Pigmeus” tem a participação de Fernando Barba e Marcelo Pretto, dois integrantes do Barbatuques, grupo que ela admira. “Oração” é outra faixa selecionada por Solano Ribeiro, com participação especial da Associação Cultural HODI.

 

De Pernambuco chega a banda Eddie com o CD “Mundo Engano”. Fábio Trummer, Alexandre Barreto Urêa, André Oliveira, Kiko Meira e Rob Meira trazem um jeito de ver Olinda por todas as cidades e de ver em todas as cidades as Olindas que são. Segundo Fábio, “fazemos música com nosso sotaque pessoal, mas falando na língua da música do mundo”. Vale conferir “Girando o mundo”, “A correnteza” e “Medo da Rua”, todas de Fábio Trummer.

 

Noel Rosa é um dos compositores mais gravados da música brasileira. A novidade agora é a maneira. A cantora Flora Almeida em seu quarto disco, “Com que roupa”, chega com a ousadia de transformar o samba do compositor da Vila em jazz. Vale conferir “Feitiço da Vila”, “Último desejo”, “Feitio de oração” e “Conversa de botequim”.

 

No centro do Brasil, uma cidade que recebe gente de todo o país. Lá você ouve o som de Brasília, onde as pessoas cresceram sob a influência da cena internacional das embaixadas estrangeiras, pelo sotaque nordestino das feiras, pela culinária mineira, pelos ritmos de Bob Marley e, sobretudo, pelos acordes roqueiros. De lá vêm Lauro Aires e seu novo disco, Centropia II, com “País”, “Palavra” e “Labirintos Mágicos”, todas assinadas por Lauro e Marcelo Lima.

 

_______________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 03 de junho de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 04 de junho de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 03 de junho de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.