Ligiana Costa, Gabriel Sater, Ana Cañas e Guri Assis Brasil

De ressaca, tô na vida, indomável e nu. Títulos que combinam uma frase. Confira isso com Solano Ribeiro.

Eduardo Weber 14/03/17 10:44 - Atualizado em 14/03/17 10:46

Ligiana Costa, Gabriel Sater, Ana Cañas e Guri Assis Brasil

Ligiana Costa grava música popular, mas é especializada em canto antigo, tendo estudado na Holanda, Itália e França onde concluiu doutorado sobre as velhas amas da ópera de Veneza do século XVII. Lança o CD “Nu”, abreviatura de Naked Universe ou Universo Nu com o compositor, músico e sound designer paulistano Edson Secco. Solano mostra “Quem”, “Praia Hotel” e “Musicabomba”, criação coletiva de Ligiana, Edson, Tef Poe e Fábio Camarneiro.

Paulistano criado no Mato Grosso, Gabriel Sater é filho do violeiro Almir, mas sua especialidade é o violão, e não a viola. ”Indomável” é seu mais recente trabalho que tem a participação do papai Almir Sater na faixa “Boca de Mato”. A faixa título, “Indomável” é instrumental. Em “Nas montanhas de Minas”, Gabriel toca e canta.

O recente disco de Ana Cañas passou por mudanças de última hora. Ela partiu para gravar ao vivo no estúdio com banda base formada por Lúcio Maia, Betão Aguiar (baixo), Marco da Costa (bateria) e participação de Marcelo Jeneci (teclados). Nasceu o CD “Tô na vida”, com músicas assinadas pela cantora em parceira com Arnaldo Antunes e Lúcio Maia (“Tô na vida”), com Lúcio Maia e Pedro Luiz e sozinha, caso de “Mulher”.

O gaúcho Guri Assis Brasil depois de seu primeiro disco abriu mão de qualquer amarra que o atrelava às melodias cruas e melancólicas e decidiu abraçar suas origens. O resultado é o CD “Ressaca”, no qual explora referências latinas como a cúmbia e o bolero. Uniu Uruguai, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.
Vale ouvir “Vou me mudar pro Uruguai”, “Rotina” e “Negra Alvorada”.
_______________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 12 de março de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 13 de março de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 05 de março, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.