Mariana Aydar, Liniker e os Caramelows, Fran e Gilsons

“É preciso cantar e alegrar a cidade”

Eduardo Weber 22/05/20 17:52 - Atualizado em 22/05/20 17:55

Capas dos álbuns 'Veia Nordestina', 'Goela Abaixo', 'Raiz' e 'Várias Queixas'. (Divulgação)

“Veia nordestina” é trabalho da cantora paulistana Mariana Aydar que procura retratar a influência nordestina na sua música. Vale lembrar que ela foi backing vocal de Miltinho Edilberto, cujo repertório é na base do forró. Sua primeira banda, Caruá, também era especializada no gênero, sem contar que sua mãe, Bia Aydar, foi também produtora de Luiz Gonzaga quando ela a carregava no colo nos bastidores dos shows. No repertório do programa tem a faixa título e mais “Para Dominguinhos”, “Triste, louca ou má” (com participação de Maria Gadu) e “Xilique”.

 

Liniker e os Caramelows caíram no mundo em turnê por 20 países, ficando fora de casa um bocado de tempo. Liniker é de família de músicos de Araraquara. Cantora e compositora, lança com sua banda o registro “Goela abaixo”. “Amarela paixão” e “Bem bom” são de sua autoria. “Claridades” é de Giovane Cidreira. “Gota” ela divide a criação com Carol Muniz.

 

Fran é nome artístico de Francisco Gil, filho de Preta Gil, neto de Gilberto. Neste ano lançou seu primeiro trabalho solo, “Raiz”, onde o suingue afro-baiano está presente assim como o tio José e o primo João que ao seu lado formam o trio Gilsons. Na seleção de Solano Ribeiro tem “Bateu forte” (Fran), “Raiz” (Fran e Russo Passapusso) e “Divino amor” (Fran, Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos) com participação de Caetano Veloso.

 

“Várias queixas” é disco do trio Gilsons reunindo o filho José e os netos Fran e João de Gilberto Gil. O EP lançado conta com a faixa título assinada por Afro Jhow, Germano Meneghel e Narcisinho, “Cores e nomes” (João Gil e Júlia Mestre) e “Vento alecrim” (José Gil e Luthuli Ayodele).

 

______________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 24 de maio de 2020, às 18 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 25 de maio de 2020, às 9 e às 17 horas.

Cultura FM – Domingo, 24 de maio de 2020, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

Estágio em produção: Anna Dória

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.