Mestre Galo Preto, Michele Leal, Lencker e Vruumm

Preciosidades das raízes da música brasileira e o som das metrópoles estão reunidos nesta edição de Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Eduardo Weber 23/06/17 12:29 - Atualizado em 23/06/17 12:31

Mestre Galo Preto, Michele Leal, Lencker e Vruumm

Mestre Galo Preto, Michele Leal, Lencker e Vruumm

 

“Histórias que andei” é título do primeiro disco do Mestre Galo Preto. Ele é pernambucano. Thomás Aquino Leão. Tem 82 anos e possui um acervo pessoal de mais de 300 músicas, contribuindo para perpetuação e preservação dos valores e riquezas da cultura popular brasileira. Suas músicas falam da vida e do cotidiano do pernambucano, em ritmos como embolada, samba e coco. Vale conferir dele, e com ele, “Pernambucana”, “Bate Pandeiro” e “Recife, Olinda”.

 

Uma voz mineira é ouvida nesta edição: Michele Leal. Compositora e cantora, Michele ganhou notoriedade quando teve 700 mil visualizações no YouTube pelo EP “Jacarandá”. Chega com “Peixe”, disco com faixa título assinada pela cantora e Ângela Sugai; “Sossego”, composição coletiva e que teve na gravação o violoncelista Jaques Morelenbaum; além de “Morena Marina”, tema que abre o CD, assinada por Michele Leal e Marcelo Padula.

 

Lencker é paulistano. É também netto do violonista e guitarrista Zé Menezes, criador de trilhas para programas de TV e um dos músicos do histórico e respeitado conjunto do maestro Radamés Gnattali. Lencker estudou na UNESP, participou e foi premiado em vários festivais pelo Brasil. Lança “Forasteiro”, disco com participação de músicos da cena paulistana, como o violinista Ricardo Herz e o acordeonista Mestrinho. No disco, divide composições com a irmã, Camila de Oliveira, entre elas “Tirano”, “Amuleto” e “Baião Digital”.

 

A rapaziada do Vruumm está de volta com faixas do CD que lançaram em 2016. Anderson Quevedo, Fernando Perdido, Nico Paoliello, Maurício Orsolini, Ricardo Cifas e Marcelo Lemos são músicos de diferentes bandas que se reúnem no Vruumm para fazerem um som que advertem os ouvintes com uma mensagem na contracapa do CD: “Ouça alto em estéreo às 4 e vinte!”. “Vruumm”, “Baixo.Centro” e “4 e 20” podem ser ouvidas aqui a qualquer hora.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 25 de junho de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 26 de junho de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 28 de maio, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.