Mônica Salmaso, Mari Romano, Hamilton de Holanda e Lê Coelho

A mistura inquietante do underground com clube da equina, periferia e a nossa melhor caipirice.

Eduardo Weber 06/09/17 16:45 - Atualizado em 06/09/17 16:46

Mônica Salmaso, Mari Romano, Hamilton de Holanda e Lê Coelho

A partir de ideia desenvolvida em 2003, Mônica Salmaso lança disco que trata a música do nosso sertão por veredas caminhadas por nomes inesperados, compositores ilustres e gente que mais bem retrata a autêntica música caipira. “Caipira” é título do CD que tem Vieira e Carreirinho (“Minha vida”), Gilberto Gil e Nana Caymmi (“Bom dia”) e Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro (“Caipira”), além da colher de chá de Heitor Villa-Lobos (“Lenda do caboclo”).

 

Bituca é apelido de Milton Nascimento. “Casa de Bituca” é CD comemorativo dos 10 anos do Hamilton de Holanda Quinteto, que, além do bandolinista, tem André Vasconcelos (baixo elétrico), Daniel Santiago (violão, voz e arranjos), Gabriel Grossi (harmônica) e Márcio Bahia (bateria). No disco, participação de Milton em “Bicho Homem” (dele e Fernando Brant). Solano também toca o clássico “Clube da Esquina no. 2” (de Milton e dos irmãos Lô e Márcio Borges), “Ponta de areia” (Milton e Fernando Brant) e “Mar da indiferença”, criação de Hamilton de Holanda e Márcio Portinari, inspirada na imagem do menino sírio morto na praia ao tentar fugir da guerra em seu país.

 

Mari Romano é artista plástica, integrante de grupos feministas e compositora saída do underground carioca. Em seu disco solo, o primeiro, assina todas as faixas, entre elas “Apetite #1”, “Aprenda eu” e “Amélie” do CD “Romance modelo”.

 

Lê Coelho é paulistano da zona norte, do bairro do Imirim, que dá título ao seu segundo disco com suas visões de mundo. Formado em música popular pela UNICAMP, o músico acredita que o futuro está na amplificação das vozes dos muitos Imirins. De sua autoria temos: “Um saci”, “Duas palavras” (com Thiago Melo) e “Nas quebradas da vida”.

____________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 17 de setembro de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 18 de setembro de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 17 de setembro, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.