Mulheres em domínio público, Barbatuques, Andreia Preta, João Cavalcanti e Marcelo Caldi

Música das mais variadas maneiras

Eduardo Weber 22/02/19 12:17 - Atualizado em 22/02/19 12:19

Mulheres em domínio público, Barbatuques, Andreia Preta, João Cavalcanti e Marcelo Caldi (Descrição)

Mulheres em Domínio Público é grupo de Ilhéus, sul da Bahia, que faz releituras de cantigas de trabalho em homenagem ao povo que manteve a lavoura de cacau, numa experimentação sonora, resultado de pesquisas de cantigas sem autoria definida passadas de geração em geração. No repertório do programa tem “Sindô lê-lê”, de Geisa Pena e Ingrid Luise, “Cacau é boa lavra”, de Ingrid Luise, e “Iaiá”, de Cris Passos.

 

Chegou o quarto trabalho em disco do grupo Barbatuques, ”Só + um pouquinho”, cujos temas centrais são as relações e as situações que passamos nas diversas fases da vida. Voltado preferencialmente para o público infantil, o trabalho valoriza a ideia principal do grupo criado por Fernando Barba, ou seja, fazer música a partir do batuque com o próprio corpo, como palmas, batidas no peito, estados com os dedos e a boca, assobios e sapateados. Solano Ribeiro seleciona a faixa título e também “Minha avó”, “Dorme” e “Tá caindo fulô”, todas com assinaturas dos integrantes do Barbatuques.

 

Andreia Preta é cantora e compositora campineira que morou em Minas Gerais e tem família de raiz nordestina. Lança seu primeiro disco, “Doce de Salgar”, projeto autoral e com tempero rítmico da música brasileira. Vale ouvir “Maria de Salgar”, “Fogueira” e “Tom Maior”.

 

“Garimpo” é disco que reúne o trabalho dos músicos João Cavalcanti (ex-Casuarina) e Marcelo Caldi. O trabalho tem a maioria das faixas assinadas por João que canta, toca caixa de coxa e triângulo. Marcelo se apresenta preferencialmente como pianista, sanfoneiro e também violonista na faixa título do trabalho, “Garimpo”, assinada por João Cavalcanti e Antonio Adnet. Solano Ribeiro também escolheu para edição “Serpentina” (Marcelo Caldi e Edu Krieger), “O nego e eu” (João Cavalcanti) e “Sercidade” (João Cavalcanti e Marcelo Caldi).

 

______________________________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 24 de fevereiro de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 24 de fevereiro de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.