Panorâmica da música instrumental

Especial 14 anos – música instrumental

Eduardo Weber 07/08/20 10:40 - Atualizado em 07/08/20 10:59

(Divulgação)

A comemorar os 14 anos do programa, Solano Ribeiro faz panorâmica do que acontece por aqui desde 2006, focalizando hoje solistas, grupos e orquestras.

 

Para Solano, “a música instrumental sempre ocupou um lugar da maior importância na criação musical brasileira. Hoje, por causa da proliferação de cursos de música, da existência de muitos conservatórios por todo o país e pelo interesse de toda uma geração em aprender música, temos como consequência um número extraordinário de músicos capacitados a colocar seu talento a serviço da atividade musical”.

 

Como sempre aconteceu na história deste programa, contamos com representantes de vários Estados e gêneros musicais. Do mais tradicional aos experimentos pouco ortodoxos.

 

Passaram por aqui o músico paulista Marquinho Mendonça; o compositor Décio Rocha, autor da trilha sonora do filme “Estamira”; Armandinho Macedo da Cor do Som; e a orquestra Frevo Diabo do Rio de Janeiro. Do Rio Grande do Sul, o grupo Entrevero Musical; o trio Bombay Groovy que mistura sitar indiano com rock progressivo e improvisação jazzística; e o encontro do sexteto paulistano Hurtmold e músico mineiro Paulo Santos

 

Esta edição traz o guitarrista Lourenço Rebetez, com passagens pelos Estados Unidos e França; Ricardo Herz Trio; e Hamilton de Holanda com a Orquestra do Estado de Mato Grosso regida por Leandro Carvalho. Para finalizar, a reunião do violão de Swami Jr., do acordeom de Bebê Kramer e os sopros de Teco Cardoso, e a banda Bandolim Elétrico, que tem uma pareceria com João Carlos Martins.

______________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 09 de agosto de 2020, às 18 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 10 de agosto de 2020, às 17 horas.

Cultura FM – Domingo, 09 de agosto de 2020, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

 

Direção: Eduardo Weber

Estagiária em produção: Anna Dória

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.