Petrobras Sinfônica, Manu Saggioro, Raul de Souza e Carcaju

Por aqui, a porta aberta para o novo

Eduardo Weber 18/03/19 11:49 - Atualizado em 18/03/19 11:50

Petrobras Sinfônica, Manu Saggioro, Raul de Souza e Carcaju (Descrição)

A Orquestra Petrobras Sinfônica criou a série Em Família com a intenção de popularizar a música clássica e renovar o público do gênero por meio de versões de clássicos infantis. Um dos resultados é o CD “Arca Sinfônica”, baseado na “Arca de Noé”. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky e de cantores líricos, apresenta a obra de Vinicius de Moraes, com temas conhecidos do público, entre eles “A casa” e “O ar – o vento”, além de uma abertura escrita por Mateus Freire especialmente para o projeto.

 

A cantora e compositora paulista Manu Saggioro percorreu 12 Estados brasileiros para conhecer de perto embolada, baião, tambor de crioula, serestas, romarias, folias de reis, pífano, poetas e improvisadores do sertão. Depois partiu para a Europa e graduou-se em guitarra. Essas experiências de vida e musical são percebidas ao ouvir o CD “Clarões”, que conta com músicas de sua autoria, “Asa de canção”; algumas recolhidas, “Quem ensinou” (Oswaldo Borges); e outras ainda resultado de parcerias, como no caso de “Moda de viagem”, criação dividida com Ceumar, que também assina a produção do disco.

 

O veterano trombonista Raul de Souza, prestes a completar 85 anos, lança o CD “Blue Voyage”, projeto gravado ao vivo na Maison des Artistes, em Chamonix, França, em março de 2017. Acompanhado pelo quarteto formado pelos pianistas Léo Montana e Alex Correa, pelo baixista Glauco Sölter e pelo baterista Mauro Martins, Raul comemora 65 anos de carreira, com temas próprios, entre eles “Bolero à Chamonix” e “Vila Mariana”.

 

Carcaju é banda paulistana que alinha a mulher à cidade e à natureza como temas de suas composições assinadas por Cláudia Nishiwaki e Ivan Liberato. Além dos dois compositores, o grupo conta com Felipe Rezende, Pedro Caneles e Rodrigo Passos. No repertório do CD, que leva o nome da banda, tem “Gole”, “Matriz” e “La loba”.

 

____________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 17 de março de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 18 de março de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 17 de março de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.