Prêmio Grão de Música, Pedro Luís, Juliana Perdigão e Elba Ramalho

Por aqui, a música do futuro sem esquecer o passado

Eduardo Weber 08/03/19 12:55 - Atualizado em 08/03/19 12:57

Criado pela compositora e cantora Socorro Lira o Prêmio Grão de Música chegou à sua quinta edição em outubro de 2018, em cerimônia realizada na capital paulista. Registros dos 12 premiados estão no CD homônimo que Solano Ribeiro destaca nesta edição. No programa tem Oneide Bastos em “Flor da ausência”, música do Amapá assinada por Paulinho Bastos e Leandro Dias; “Ciranda do sossego”, do potiguar Carlos Zen; e “Dança a menina”, composição da cantora paulista Verônica Ferriani.

 

Pedro Luís lança tributo a Luiz Melodia no CD “Vale quanto pesa – pérolas de Luiz Melodia”, com canções do disco de estreia do artista falecido em agosto de 2017. Neste trabalho, Pedro Luís dá a sua versão para “Pérola negra”, “Estácio, Holly Estácio” e “Juventude transviada”.

 

Juliana Perdigãolança “Folhuda”, palavra tirada de poema de Oswald de Andrade, “Anhangabaú”. Todas as faixas foram compostas por ela para poemas de livros que tinha em sua estante. Os versos de “Música de manivela”, por exemplo, são de Oswald de Andrade. A melodia de “Torresmo” foi inspirada em palavras de Arnaldo Antunes. De Paulo Leminski ela musicou “Máquinas líquidas”.

 

Em 1979 Elba Ramalho lançou seu primeiro LP, “Ave de Prata”. Para comemorar 40 anos de atividades no disco, a cantora lança “O Ouro do pó da estrada”, produção que conta com participação especial de Maria Gadu, Roberta Sá e também de sua conterrânea Lucy Alves. No repertório tem trabalhos de Luiz Gonzaga, Yuri e Lula Queiroga, Manuca Bandini e também de Siba. Ouça “Calcanhar”, “O mundo”, “José” e “Ouro do pó da estrada”.

 

_______________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 10 de março de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 11 de março de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 10 de março de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.