Quem sabe, não esquece!

Tom Zé, Roberta Campos, Paula Morelembaum e Ralf Schimidt, e Rita Ribeiro.

da redação 15/05/10 13:46 - Atualizado em 15/05/10 13:46

A cantora e compositora Roberta Campos. (Daniel Garcez)

A música de todo o Brasil produzida de maneira independente, livre, leve e solta passa por aqui, pelo programa Solano Ribeiro e a nova música do Brasil, que, sem nenhum preconceito em busca da qualidade, revela o que de melhor acontece por aí.

Por aí tem gente bem conhecida, livre das amarras do mercado. Uma delas é Tom Zé, tropicalista da Bahia, que há 40 anos está em São Paulo, onde gravou um disco ao vivo com toda sua invenção. É ouvir e se cientificar do que foi apresentado no Teatro FECAP. Falamos do CD O pirulito da ciência, uma defesa de tese do artista, aprovada por esta banca: quem sabe, não esquece.

A cantora e compositora Roberta Campos aprendeu a fazer. A artista mineira fez tudo sozinha em seu primeiro disco, Para aquelas perguntas tortas, com o seguinte comentário da autora: “É um disco totalmente autoral, produzido por mim, gravado por mim, feito por mim, lançado por mim, enfim, tudo por mim”. Solano Ribeiro completa: “É assim a produção independente: tudo eu”.

Paula Morelembaum pensou de maneira bem diferente. Foi para a Alemanha, juntou-se ao arranjador Ralf Schimidt e com a SWR Big Band fez um lindo trabalho sobre um assunto presente no nosso cotidiano há mais de 50 anos: bossa nova. Essa é a fonte do CD Bossarenova, que encanta gente daqui e de lá.

Em matéria de encantamento, nada mais apropriado que o novo trabalho de Rita Ribeiro. Primeiro, ela lotou uma casa de shows na zona sul carioca. A temporada fez tamanho sucesso, que recebeu o Prêmio Rival Petrobras de Música, na categoria show. O segundo passo foi registrar o show. Gravou o CD Tecnomacumba – a tempo e ao vivo, entre julho e agosto do ano passado. Um trabalho com cantos, ritmos e toques afro-brasileiros em sintonia com instrumentos eletrônicos. 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.