Ricardo Valverde, Edu Colvara e Gregory Haertel, Odair José e Rachell Luz

Pelos novos caminhos da música brasileira, encontrando com o que não se espera

Eduardo Weber 13/06/19 15:50 - Atualizado em 13/06/19 15:51

Ricardo Valverde, Edu Colvara e Gregory Haertel, Odair José e Rachell Luz (Divulgação)

Ricardo Valverdemora em São Paulo, mas veio da Bahia, onde ressoam nos terreiros os sons dos tambores rum, rumpi e lé. Ricardo é vibrafonista e aparece em seu terceiro disco com ritmos do candomblé Angola e Keto. Em “Xirê de vibrafone” ele assina todas as faixas, entre elas “Mensageiro”, “Seu Araribóia” e “Xangô”.

 

Edu Colvarae Gregory Haertel são parceiros musicais de longa data. Sobre o CD “Janelas” Edu esclarece: “Esse disco é um cartão de visitas, uma fotografia do que fizemos nesses anos de parceria. Ele representa, para mim, a celebração de uma amizade construída através da música que ultrapassou os limites da arte. Materialização do esforço que fazemos para falar o que sentimos, pensamos e acreditamos, da forma mais bonita que pudemos conceber”. Desse trabalho Solano Ribeiro selecionou “Ao lado”, “A passeata” e “Careta”.

 

“Hibernar na casa das moças ouvindo rádio” é título do novo disco de Odair José, artista a quem o tempo não mudou o tipo de escolha de temas que podem causar. “Hibernar”, “Ouvindo o rádio”, “Casas das moças” e “Chumbo grosso” são exemplos do repertório atual daquele que foi chamado de O terror das empregadas e o Bob Dylan da Central do Brasil.

 

Rachell Luz é cantora e compositora formada nos Estados Unidos. Já tocou em banda de forró universitário gravou um disco com influências da música brasileira e do pop norte-americano e chega com o CD “Ao nordeste do meu coração”. “Lua e estrela” (Vinícius Cantuária), “Flor da pele” (Zeca Baleiro) e “Paciência” (Lenine) estão no repertório.

 

____________________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 16 de junho de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 17 de junho de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 16 de junho de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.