Roberto Menescal, Jards Macalé, Oly Jr. & Os Tocaios e Daniel Medina

Os caminhos da música sob muitos pontos de vista

Eduardo Weber 18/04/19 12:19 - Atualizado em 18/04/19 12:24

Roberto Menescal, Jards Macalé, Oly Jr. & Os Tocaios e Daniel Medina (Descrição)

Ele nasceu em 1937 na cidade de Vitória. Para comemorar seus 80 anos, saiu pelo país com a turnê “Dia de luz, festa e Sol”. Da turnê nasceu a ideia do disco comemorativo gravado no ano passado, “Roberto Menescal 80 Anos”. Uma homenagem muito justa a um dos nomes mais importantes a Bossa Nova, criador de clássicos como “Rio”, “Nós e o Mar” e “O Barquinho”, músicas que receberam versos de Ronaldo Bôscoli.

 

Jards Macalé está de volta em disco com o CD “Besta Fera”. Segundo Solano Ribeiro ele é o artista mais vaiado na história dos Festivais, muito em razão de sua criatividade e irreverência, características que marcam toda sua trajetória, que podem ser confirmadas no novo disco, que tem “Vampiro de Copacabana”, “Valor” e “Tempo e contratempo”, a três de sua autoria, e “Buraco da Consolação”, feita com o paulistano Tim Bernardes.

 

A música gaúcha está presente nesta edição. De forma diferente, do jeito bluseiro de Oly Jr & os Tocaios, que buscam agregar ao gênero típico norte-americano as influências socioculturais do Rio Grande do Sul. Do disco “Milonga em blue (Notas do Delta), temos “Deixando o Pago”, “Chimarrão” e “Mango”, todas de Vítor Ramil e João da Cunha Vargas.

 

Daniel Medina tem 11 anos de carreira. Nesse tempo integrou a banda Manilha Mundial e o coletivo multicultural Cadafalso, sempre atuando na música e no teatro. “Evoé!” é título de seu disco e faz referência ao grito festivo com que as bacantes evocavam o deus grego Dionísio, ou Baco para os romanos. Solano Ribeiro destaca desse trabalho três composições do cantor: “Cobra do contrário” (com participação do autor da letra, Gero Camilo), “Nós ao vivo” e “Anti-herói”.

 

__________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 21 de abril de 2019, às 14 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 22 de abril de 2019, às 9 e às 21 horas.

Cultura FM – Domingo, 21 de abril de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.