Rômulo Fróes, Paulo Freire, Ava Rocha e Silva

Por aqui, a cultura autêntica em um país tão cheio de inautenticidades

Eduardo Weber 06/09/18 17:08 - Atualizado em 06/09/18 17:10

Rômulo Fróes, Paulo Freire, Ava Rocha e Silva (Divulgação)

Rômulo Fróes é produtor, compositor, diretor musical e um nome premiado da cena atual da música brasileira. Atua em várias frentes e agora lança seu oitavo CD, “O Disco das Horas”, que começa com a primeira e vai numa sequência de títulos até a décima terceira hora. Trata-se de uma espécie de suíte que descreve a jornada amorosa de um casal em um plano além-vida, lembrando e voltando a seu passado, com temas assinados por Rômulo Fróes e Nuno Ramos.

 

O violeiro e pesquisador da música raiz Paulo Freire chega com novo disco de viola caipira em punho, uma viola solitária, com efeito explosivo: “Pórva”. Pois é, o título é esse mesmo, “Pórva”, que é pólvora na linguagem caipira. Nesse trabalho o músico relembra seu aprendizado de violeiro no sertão mineiro, como em “Segredo das Veredas”.

 

Filha do cineasta Glauber Rocha, Ava Rocha atua no cinema e na música. Tem discos gravados, prêmios recebidos e está pronta pra divulgar “Trança”, projeto que conta com vozes amigas, que tem recado feminista ao bater do funk e músicas de amigos, como no caso de “João Três Filhos”, assinada por Dinho Almeida.

 

Seu nome completo é Lúcio Silva de Souza. Mas prefere ser chamado de Silva, simplesmente assim. Silva lança “Brasileiro”, título que tem muito a ver com seu sobrenome brasileiríssimo. E nosso país é tema de suas composições, como na faixa “Brasil, Brasil” (dele e seu irmão Lucas).

 

______________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 09 de setembro de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 10 de setembro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 09 de setembro de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.