Samba que não parece samba

Quatro destaques: Numismata, Edu Krieger, Rafa Barreto e Márcia Lopes.

DA REDAÇÃO 06/12/09 00:00 - Atualizado em 06/12/09 00:00

O sexteto paulistano Numismata tem dois álbuns na bagagem: Brazilians on the Moon, de 2003, e Chorume, de 2009. (Pio Figueroa e Rafael Jacinto)

Samba que não é samba. Músico que é filho de músico. Elogio de quem quando novo era elogiado a quem aguarda o estrelato. A previsão do sambista para o futuro do samba.

É assim essa edição idealizada e apresentada por Solano Ribeiro. Um programa sem estilo musical, que não sabe para onde vai, mas sabe que vai onde está a produção independente, a que está fazendo a nova música do Brasil.

O músico carioca Edu Krieger faz a profecia que “em seis ou sete anos a Lapa, reduto de resistência dos sambistas, estará às moscas. O cavaco, o pandeiro e o tamborim serão instrumentos fora de moda”. Certo ou errado? O certo e que ele está presente com sua voz e seu violão de sete cordas em seu novo trabalho solo, Correnteza, que você vai conhecer em detalhes.

Caetano Veloso afirmou: “Ela parece que já nasceu com a música. A primeira coisa que sua voz faz e produzir a nota. Isso é bom. Traz felicidade par que está ouvindo. Uma das mais belas vozes femininas”. Caetano Veloso fala de Márcia Lopes, que a conheceu em São Paulo, no Baretto. Agora é a vez de você conhecer a cantora, saber mais do CD Bonita.

O músico que é filho de músico nesta edição é Rafa Barreto. Filho de Vicente Barreto (de “Morena tropicana”), Rafa Barreto já trabalhou com Chico César e o Quinteto em Branco e Preto. Agora lança seu primeiro disco solo, Entre becos, com repertório assinado por ele e seus parceiros, como Vinicius Calderon e Fábio Barros.

Chorume é o título do CD da banda Numismata. O grupo diz ter criado o “krautrock”. É uma mescla de samba e rock, mas dizem que não é samba-rock, com temperos psicodélicos e latinos.

Assim é a produção independente. Assim é o programa Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
 
 

[ ] Programa apresentado no dia 6 de dezembro de 2009.

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.