Sanfona, cinema, cultura pop mais choque de realidade

As novidades dos sanfoneiros Lulinha Alencar e Mestrinho, a multimídia Luiza Lian, a baianidade de Giovani Cidreira e Stoyca.

Eduardo Weber 02/06/17 17:01 - Atualizado em 02/06/17 17:04

Lulinha Alencar e Mestrinho, Luiza Lian, Giovani Cidreira e Stoyca

Sanfona, cinema, cultura pop mais choque de realidade

 

“Tocante” é um trabalho de dois sanfoneiros da nova geração que prestam uma homenagem a um dos nossos maiores nomes do instrumento: Dominguinhos. Lulinha Alencar e Mestrinho gravaram o disco em Paris com produção de João Silva. Além de títulos compostos por Dominguinhos, como “Homenagem a Jackson do Pandeiro”, eles também apostam em composições próprias, como “Choro Sentido” (Mestrinho) e “O meu último São João” (Lulinha Alencar).

 

A cantora Luiza Lian apresenta um trabalho ousado, um álbum visual “Oyá Tempo”, que além de composições inéditas, traz um filme de média metragem e um site. As faixas de “Oyá Tempo” ecoam como trilha sonora do filme e se completa com a experiência visual de navegar pelo site. Com produção de Charles Tixier, Luiza Lian canta “É nela que se mora?”, “Oyá” e “Cadeira”.

 

Estranhamento aparece no título do primeiro disco do baiano Giovani Cidreira: “Japanese Food”. Trabalho que flutua entre o passado e o presente num curioso experimento que passeia pela obra do Clube da Esquina, no pós-punk, pelo pop-rock brasileiro em diálogo com o rock confessional de compositores recentes. Vale ouvir “A última vida submarina” e “Movimento da Espada”.

 

Apesar dos escândalos, Brasília também canta. As músicas do primeiro disco da banda Stoyca trazem dilemas que permeiam a sociedade há anos: violência, entretenimento e mídia eletrônica, engarrafamento diário das vias e a velocidade em que as coisas se modificam. Temas tratados no CD “Ninguém estava aqui”, com “Bruxa Cega”, “Voltinteira” e “Sem ferradura” assinadas por Jorge Verlino.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 04 de junho de 2017, 14h00min.
Segunda-feira, 05 de junho de 2017, às 9 e às 21 horas.
Na Cultura FM – Domingo, 28 de maio, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.