Scalene, Pélico e indicados ao Troféu Cata-Vento 2019

Os novos ares da música brasileira

Eduardo Weber 12/11/19 12:13 - Atualizado em 14/11/19 11:59

Scalene, Pélico e indicados ao Troféu Cata-Vento 2019 (Divulgação)

Solano Ribeiro abre a edição afirmando: “Aí eu recebo, como em todos os dias, um disco com o título “Respiro” de um grupo de Brasília. Coloco para tocar e qual a surpresa: Scalene. O grupo tem 10 anos de estrada. Formado por Gustavo e Tomás Bertoni, Lucas Furtado e Philipe Makako Nogueira, o grupo tem vários discos gravados. O mais recente conta com participação de Ney Matogrosso e do bandolinista Hamilton de Holanda. No repertório tem “Ilha do céu”, “Vai ver”, “Esse berro”, “Percevejo” e “Casa aberta”.

 

Um antigo samba de Chico Buarque é inspiração para a faixa título do novo disco de Pélico: “Quem me viu, quem me vê”. Embora o músico tenha começado a tocar na década de 1990, sua carreira começou em 2006. Seu primeiro álbum data de 2008 e seu trabalho já foi premiado duas vezes por Solano Ribeiro. Em 2011 ganhou o Troféu Cata-Vento na categoria disco do ano e em 2016 o Cata-Vento de Prata, em comemoração aos 10 anos do programa. De seu novo disco, Solano selecionou a faixa título, “Descaradamente” e “Acerto de contas”, todas assinadas por Pélico.  

 

Nesta edição tem a segunda rodada com sete indicações ao Troféu Cata-Vento 2019, prêmio virtual do programa aos melhores da produção independente, sob os critérios únicos do criador do programa e do prêmio. A lista começa com o BaianaSystem, passa pela cantora Laura Lavieri, O Terno, a dupla Bezão e Stopa, o coletivo Abacaxepa, o pernambucano Siba e termina com Ubaldo Versolato que, com 40 anos de carreira, o saxofonista do RC-9 de Roberto Carlos e da Banda Mantiqueira, lança seu primeiro disco solo, “Portal”.

 

___________________________________________________________________

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.

Domingo, 17 de novembro de 2019, às 18 horas.

Reapresentação: segunda-feira, 18 de novembro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Cultura FM – Domingo, 17 de novembro de 2019, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.