Toninho Ferragutti, Salomão Soares, Simone Mazzer & Cotonete e Osni Ribeiro

Espaço para quem acredita na voz de seu país, venha de onde vier e cante o que cantar, desde que com paixão

Eduardo Weber 19/10/18 14:22 - Atualizado em 19/10/18 14:23

Toninho Ferragutti, Salomão Soares, Simone Mazzer & Cotonete e Osni Ribeiro (Divulgação)

Acordeom e piano. Toninho Ferragutti e Salomão Soares. Uma combinação musical de artistas de experiências diferentes. O do acordeom deu os primeiros acordes em Socorro, interior paulista. Estudou veterinária, mas trocou o campo pela cidade tocando em rodas de choro, bailes e gafieiras. Tem 9 discos gravados. O do piano veio da Paraíba onde tocava saxofone em banda marcial, zabumba e pandeiro nas festas de São João. Foi um dos finalistas do Piano Competition no Festival de Montreux, Suíça. No CD que tem no título seus nomes tocam “Alegria de Matuto” (Salomão Soares) e “Maracuteco” (Toninho Ferragutti).

 

A paranaense de Londrina Simone Mazzerlança seu segundo disco, desta vez com o grupo francês Cotonete, que conheceu em temporada teatral na França. Desinibida, apresenta no repertório temas de várias duplas. De Roberto e Erasmo Carlos, “Se você pensa”. De Luli e Lucina, “É que nessa encarnação eu nasci manga”. De Cassiano e Paulo Zdanowski, “Onda”.

 

Osni Ribeiro é compositor e agente cultural. Mora em Botucatu, interior de São Paulo. Pelo CD “Arredores”, recebeu o seguinte comentário do violeiro e professor Ivan Vilela: “Um disco inspirado, enraizado, por trazer no bojo das canções a sonoridade do universo caipira e contemporâneo... Para encher nossos ouvidos e transbordar os nossos corações”. Do repertório desse disco, Solano selecionou três obras de Osni Ribeiro: “Paixão violeira”, “Arredores” e “Cidades”.

 

Nesta edição tem início as indicações ao Troféu Cata-Vento edição 2018, prêmio simbólico do programa aos melhores da produção independente. Na largada, os primeiros indicados nas categorias instrumental, cantor e rock.

 

_____________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 21 de outubro de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 22 de outubro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 21 de outubro de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.